A paixão que preencheu um vazio

21 de março de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria O que nos inspira

Fonte




Casada com um militar da Aeronáutica, Elida de Oliveira Duran, deixou de lado os laços familiares e amizades cultivadas no Sul do Brasil para acompanhar o marido em uma nova vida em Recife, Pernambuco, há exatos 24 anos. No Nordeste, criou os filhos e encontrou a paixão que a ajudaria anos mais tarde a superar a perda do companheiro de três décadas: a pintura barroca.

Como se fosse roteiro de novela, Elida passeava um belo dia num dos shoppings da capital pernambucana quando se deparou com uma exposição de peças santas. Amor à primeira vista, a pensionista, hoje com 59 anos, foi atrás do assunto tendo feito dois cursos na área. De lá para cá, o interesse no assunto só aumentou, tanto que chega a não dar conta de tantas encomendas, até porque concilia o tempo também em cuidar dos dois netos e ainda produzir materiais em patchwork.

Ela explica que o processo de produção começa na compra de peças de gesso, lixação para a correção das imperfeições, pintura, envelhecimento, limpeza e secagem da peça. Feito isso, vem o acabamento com a pintura dos olhos e a passagem de spray fixador. E acrescente-se um segredo que Elida não conta sob hipótese alguma para uma linda imagem santa.

Sem saber contabilizar quantas peças fez em mais de duas décadas como artesã, ela admite um carinho especial com imagens de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Antônio, os primeiros feitos em Recife e com valor sentimental inestimável. Além de pinturas santas, produz itens como colchas, bordados, edredons, cortinas e enxovais. E nas horas de descanso, relaxa com crochê e tricô.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Artesanato,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.