Acerte na escolha do suco

08 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

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Os sucos de frutas são sempre uma boa pedida para manter hábitos saudáveis. Para quem tem o privilégio de viver em um país tropical e com uma grande diversidade de frutas saborosas e nutritivas, não faltam alternativas. Contudo, a escolha da fruta para fazer o suco faz toda a diferença na hora de alcançar um objetivo, como emagrecer ou cuidar do diabetes. Veja quais são as opções mais e menos doces, de acordo com a nutricionista Juliana Santos Barcelos Ribeiro, e faça a opção certa.


Os sucos de frutas são sempre uma boa pedida para manter hábitos saudáveis. Foto: ©istock.com/ryby

Mesmo sem a adição de açúcar ao suco, as frutas que contêm maior concentração de frutose, que é o açúcar natural das frutas, são o açaí, a banana, a laranja, a uva e a melancia. Já as frutas com teor de açúcar moderado são: abacaxi, goiaba, kiwi, manga e pêssego. Quem está de regime ou precisa controlar a glicose no sangue deve optar pelas opções de sucos menos doces, como pera, maçã, mamão, limão e maracujá.

Se a escolha for por um suco de frutas mais doce, o ideal é que seja consumido após o almoço. “Neste horário, a absorção do açúcar se torna mais lenta, devido à ingestão de grãos”, explica Juliana. Outra alternativa para driblar o alto teor de açúcar natural das frutas é consumi-las com casca, para não eliminar as fibras, e também ingerir o suco sem coar. Lembre-se: as frutas da estação sempre possuem maior quantidade de vitaminas e um menor custo. 


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Tags: Gastronomia,

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