Adote um estilo de vida milenar

01 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte


Nutricionista recomenda consumo de alimentos que podem ser coletados na natureza

A prática de exercícios físicos aliada a uma dieta rica em raízes, frutas e sementes é um dos segredos que pode garantir uma vida longa e saudável. Isto porque a combinação simula hábitos milenares, como os das tribos indígenas da Amazônia que guardam consigo o segredo da longevidade. “As populações nativas vivem mais e melhor”, afirma o nutricionista Gabriel de Carvalho, diplomado pelo Institute for Functional Medicine, dos EUA.

O hábito de caçar, pescar e remar, por exemplo, com menor exposição a poluentes e sem ter que enfrentar o estresse da vida na cidade, é um fator que contribui. O convívio social e o respeito aos ritmos circadianos – o relógio biológico que controla a digestão e o sono – também são pilares da longevidade. “A sociedade hoje vive uma desconexão com os genes para qual foi preparada”, acrescenta o especialista em nutrição funcional.

Para tentar uma reaproximação com os antepassados, Gabriel sugere o consumo de sementes, como castanha de caju, nozes e avelã; frutas vermelhas e roxas, como uva, amora, açaí e mirtilo; e de raízes como a batata-doce e o inhame. Outra dica do nutricionista é dar preferência a alimentos pescados ou coletados. Na hora de escolher o tipo de peixe, a melhor opção são os selvagens, “com melhor composição de gordura”, e não os de cativeiro.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alimentos,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.