Aposentados, mas com o coração na escola

15 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte


Italia Fanfa diz que magistério é como um sacerdócio

Ele já contribuiu para a formação de tantos que até perdeu as contas. Estamos falando de quem tem nas mãos o poder de transformar um país, pois alfabetiza, educa e desperta a centelha do saber. Neste dia 15 de maio, Dia do Professor Aposentado, o i3i presta uma homenagem a estes profissionais, que já passaram o bastão de giz aos colegas, mas, nem por isso, conseguem desviar o pensamento do futuro. Essa dedicação explica porque, mesmo saindo de cena, serão sempre lembrados.

Aposentada há 19 anos, a professora Italia Fanfa recorda com saudade dos tempos de escola. Formada na Escola Normal, conforme denominação da época para o curso de Magistério, posteriormente cursou Letras: Português – Literatura. Iniciou a carreira em escola estadual, começando com uma 1ª série. Depois, atuando em escola particular, lecionou Português. “Daí veio minha realização profissional”, conta Italia.

Foram 34 anos de escola. “Tenho consciência de que dei o melhor de mim, amei meu trabalho. Foi uma trajetória longa, gostosa e gratificante”, avalia, hoje, olhando para trás. Italia conta que descansou o corpo, largou as provas e os cadernos de chamada, mas não os ex-alunos. “Não os deixo em paz, sempre solicitando empenho e dedicação”, destaca a professora, sempre preocupada com o futuro dos filhos e netos de seus semelhantes no que diz respeito à educação.

Depois de aposentada, em 1995, Italia ainda trabalhou durante quatro anos. Mas confessa que não consegue se desligar da profissão. “Minha relação com esse sacerdócio que é o Magistério é muita grande, duradoura e infinita. Estou sempre pensando como poderemos sair dessa situação de caos em que se encontra a nossa Educação”, acrescenta.  Ela espera uma mudança radical, com ousadia, dedicação e amor à profissão. “Não podemos esquecer que a educação é a base da sociedade e responsável por seu progresso ou fracasso. O nosso desenvolvimento passa por uma educação qualificada.”


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Professor,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.