Aprenda como evitar clonagem de cartões de crédito

16 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte

Infelizmente, a clonagem de cartões de crédito é comum no Brasil. Um em cada quatro titulares de cartões de crédito no país já sofreu com este golpe nos últimos cinco anos, segundo pesquisa da ACI Worldwide. Ainda bem que é possível dificultar as ações dos criminosos, através de alguns cuidados diários.


No Brasil, um em cada quatro titulares de cartões de crédito já sofreu com este golpe nos últimos cinco anos.

Muitas vezes as pessoas só se dão conta que foram vítimas de clonagem quando recebem a fatura do cartão de crédito e percebem altos valores cobrados por compras que nunca fizeram. “É um golpe antigo, onde os criminosos clonam com facilidade os cartões tanto de crédito quanto de débito, e a vítima só se dá conta quando o prejuízo já está estabelecido”, afirma o especialista Cristiano Diehl Xavier, sócio do Xavier Advogados.


Para que não haja surpresas no final do mês, o advogado sugere algumas dicas para lidar com “dinheiro de plástico”:


Não divulgue seus dados bancários

Não ajude a ação dos criminosos. Evite jogar documentos com números de contas bancárias no lixo e usar a internet em computadores públicos, que não oferecem softwares de segurança. “Isso contribui para que as fraudes aconteçam e dificulta a localização dos estelionatários”, afirma.

 

Tenha cuidados com os caixas eletrônicos
A clonagem de cartões de crédito muitas vezes ocorre quando as pessoas usam estes equipamentos nos bancos ou em locais públicos. Para realizar o golpe, os criminosos utilizam impressoras de cartões e até máquinas para criação de hologramas e fabricação das letras em alto relevo. Por isso fique atento: Se algo estranho acontecer durante o processo de saque, por exemplo, chame imediatamente um funcionário do estabelecimento.


Compre somente em lojas virtuais seguras
Quando for efetuar uma compra na internet, procure o símbolo de um cadeado - que assegura que a conexão com o servidor é segura. “Levar em consideração esse fato já é meio caminho para a segurança”, diz. Além disso, observe as faturas dos cartões com atenção, porque, caso haja fraude, a rápida localização do problema auxilia na resolução. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Finanças,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.