As 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil ficam em São Paulo

07 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte

A versão 2014 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que monitora o desenvolvimento socioeconômico de todos os 5.565 municípios brasileiros em três áreas (emprego e renda, educação e saúde), aponta que os dez municípios mais desenvolvidos do Brasil ficam em São Paulo. Pela ordem, as cidades paulistas mais desenvolvidas no ranking geral são: Louveira, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Barueri, Santos, Votuporanga, Amparo, Vinhedo, Indaiatuba e Jundiaí.


Crédito foto: João Paulo Lopes Munhoz/divulgação

Por outro lado, os últimos dez da lista são: Bagre e São João do Araguaia, no Pará; Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença e Nova Olinda do Norte, no Amazonas; Jacareacanga, no Pará; Caatiba e Novo Triunfo, na Bahia; Atalaia do Norte, no Amazonas; e Santa Rosa do Purus, no Acre.

Assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o IFDM varia de 0 a 1. A primeira colocada, Louveira, conquistou 0,91 ponto, enquanto a última da lista, Santa Rosa do Purus, no Acre, fez 0,28 ponto. Apenas 106 municípios – que juntos representam 1,9% do total – podem ser classificados como de baixo desenvolvimento – menos de 0,4 ponto. 

O estudo, divulgado na segunda-feira, 2 de junho, é feito anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A versão 2014 do indicador tem como base dados de 2011.

Saiba mais sobre Louveira

A população Louveirense é de origem Italiana e, por isso, seus costumes são típicos da Itália. A comunidade cultiva videiras, opera na fabricação de vinhos, doces caseiros, mel, compotas, pratos típicos como polenta, variações de carnes e massas, a confecção de artesanatos como os primordiais bisquis, gardanapos, crochês e rendas. O nome da cidade remonta a um de seus primeiros moradores o espanhol Gaspar de Louveira, natural de Lagroña. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Longevidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.