As mulheres cuidam mais dos pais idosos

09 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Pais na terceira idade que precisam de atenção especial costumam receber ajuda das suas filhas – e não dos filhos. Esta foi a constatação de um estudo divulgado esta semana sobre os hábitos de famílias norte-americanas com idosos. A pesquisa chama a atenção para a falta de compartilhamento destes cuidados entre os irmãos, já que as mulheres acabam dedicando muito do seu tempo e energia para esta atividade.


As mulheres dedicam muito mais do seu tempo e energia para cuidar dos pais idosos do que os homens.

De acordo com o dados, as filhas cuidam dos pais, em média, o dobro do tempo do que os filhos: 12.3 horas por mês, comparado com apenas 5.6 horas. Para a socióloga Angelina Grigoryeva, que liderou o estudo para a Universidade de Princeton, as consequências desta desigualdade de gênero podem ser negativas para as mulheres, porque podem gerar desgaste emocional e até retrocessos na carreira. "Elas dividem esta tarefa com o cuidados dos filhos e, muitas vezes, um emprego", diz.

A carioca Maria José Bolciaro Sena Silvestre, de 62 anos, se identifica com os números divulgados. Ela foi cuidadora da sua mãe durante muitos anos, até o seu falecimento aos 81 anos, devido à complicações da doença diabetes e um comprometimento neurológico não identificado. “Durante seis anos ela morou comigo e eu tive que conciliar os cuidados dela com a minha profissão de inspetora do Banco Central. Não foi fácil”, diz.

Por outro lado, ela afirma que foi muito natural assumir este papel, já que sempre se sentiu cuidadora naturalmente, por uma questão cultural. “Cuidar é uma tarefa que é imposta para as meninas desde muito cedo”, diz. Por isso ela lembra deste período como um desafio que fez parte da sua vida. A experiência marcou tanto que, desde que se aposentou, ela virou diretora do Instituto Vivendo, uma organização no Rio de Janeiro que promove apoio para as pessoas da terceira idade através de palestras e debates.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Envelhecimento,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.