Atenção para o risco do resfriado assintomático

28 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

A queda na temperatura é um fator determinante para desencadear ou agravar doenças respiratórias. Com a chegada de dias mais frios, é preciso redobrar os cuidados e ficar atento aos sinais, principalmente nos idosos, que além de terem a saúde mais frágil, nem sempre apresentam sintomas. As gripes e resfriados são as mais recorrentes e oferecem riscos. “Frequentemente, podem se converter em uma pneumonia”, alerta o pneumologista e geriatra Eduardo Garcia.


Baixas temperaturas potencializam problemas respiratórios. Foto: Getty Images

A principal recomendação, explica o especialista, é fazer a vacina antigripal e a vacina antipneumocócica – esta última no caso de pacientes já portadores de alguma doença pulmonar como asma, fibrose ou bronquite. As exacerbações da asma, que piora durante o inverno, e a bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) causada principalmente pelo hábito de fumar, ainda muito comum entre os idosos, também são motivo de preocupação. 

Para todos estes casos, incluindo as gripes e resfriados, a dica do médico é manter um bom estado nutricional, com peso nem acima e nem abaixo do indicado, e também ingerir bastante líquidos. Não ficar próximo a pessoas doentes e evitar confinamento em ambientes com muita gente e ventilação também são cuidados importantes. Além disso, higienizar as mãos com álcool gel ajuda a evitar o contágio destas e outras doenças.

O pneumologista e geriatra destaca que a gestão da saúde na terceira idade é bastante complicada, pois, além da resistência das pessoas de irem ao médico ou seguirem as recomendações, os sintomas nem sempre são perceptíveis. “Os mecanismos de alerta são diminuídos nos idosos. Devido ao envelhecimento, o organismo vai dando menos respostas e as doenças respiratórias vêm silenciosamente”, explica  Eduardo Garcia.

Este quadro de poucos sintomas aparentes – ausência de tosse e dor torácica, por exemplo, no caso de uma pneumonia – dificulta a identificação de problemas de saúde e, por consequência, o tratamento. Geralmente, pessoas com mais idade podem apresentar, apenas, perda de apetite e depressão súbita. Por isso, a importância da vacina para evitar que uma gripe se transforme em pneumonia, que oferece riscos caso seja identificada apenas em estágio já avançado.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Resfriado,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.