Audição ajuda a "ver" objetos

02 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Pesquisa publicada na revista Current Biology apontou que a recepção de sons pode criar imagens visuais e contribuiu para uma resposta mais rápida em situações de risco. O professor Lars Muckli , do Instituto de Neurociência e Psicologia na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, explica que o som é capaz de criar imagens visuais e imagens mentais. Os cientistas justificam que córtex visual utiliza informações recolhidas pelo sistema auditivo. “Se você estiver em uma rua e ouvir o som de uma moto se aproximando, você espera ver uma moto que vem ao virar da esquina. Se for um cavalo, você ficará muito surpreso."


Pesquisadores acreditam que sons permitem prever situações. Foto: Getty Images

O estudo contou com cinco experimentos diferentes, utilizando ressonância magnética funcional (fMRI ) para examinar a atividade no córtex visual com 10 voluntários. O projeto faz parte de um estudo de cinco anos financiado por um  Conselho Europeu de Investigação.

De olhos vendados, os voluntários foram convidados a ouvir três sons: o canto dos pássaros , o ruído do tráfego e um burbirinho. Usando equipamentos que medem a atividade cerebral, os pesquisadores foram capazes de discriminar entre os diferentes sons a atividade do córtex visual precoce. Um segundo experimento revelou a presença de imagens mesmo na ausência de imagem e som. "No futuro, vamos testar o processamento da informação auditiva visual, mas a suposição é que ele fornece previsões para ajudar o sistema visual a se concentrar em eventos surpreendentes que confeririam uma vantagem de sobrevivência.” Além disso, a pesquisa pode fornecer informações adicionais sobre problemas mentais como esquizofrenia e autismo para ajudar a entender como as percepções sensoriais diferem nestes indivíduos.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Cérebro,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.