Bairro sustentável está em construção no RS

17 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte


Meta é que bairro sustentável esteja pronto em até dez anos em Pelotas


Com prédios ambientalmente corretos e consumo reduzido de água e luz, o primeiro bairro sustentável do Rio Grande do Sul deverá começar a ser construído ainda neste ano em Pelotas. Tudo poderá ser feito a pé ou de bicicleta, pois as necessidades dos 10 mil habitantes estarão em um raio de 400 metros. O projeto, de autoria do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, referência no planejamento urbano com a experiência de Curitiba, prevê 3 mil unidades habitacionais que deverão ter lojas comerciais no térreo. Estão previstos ainda um shopping, um hotel de luxo e um palco gramado para espetáculos ao ar livre. 


Batizado de Quartier, o bairro será o primeiro do Estado a ser certificado pela organização US Green Building Council (GBC) por meio do selo Leed for Neighborhood Development, que comprova que o bairro é sustentável. Entre as característica consideradas essenciais para conquistar o título, estão: prioridade ao transporte alternativo, construções com consumo reduzido de água e energia, preservação da natureza e incentivo ao progresso local, entre outras determinações, como boa localização, coexistência de unidades residenciais, comerciais e de serviços. O investimento inicial será de R$ 40 milhões e deve chegar a R$ 2 bilhões em oito anos. Contudo, o preço de cada apartamento ou área comercial ainda não foi definido. 

O Quartier deverá começar a receber terraplanagem e instalações elétricas até o fim deste ano. O prazo de conclusão total do bairro é de 10 anos.

 

 

 




Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Habitação,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.