Brasil está na 31ª posição do ranking de bem-estar de idosos

03 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria De bem com a vida

Fonte

Entre os 91 países que respondem por 89% da população idosa do mundo, o Brasil ocupa a 31ª posição em um ranking que mediu a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos. O levantamento se baseou em indicadores relativos a quatro áreas consideradas chave: garantia de renda, saúde, emprego e educação, e ambiente social.


Idoso brasileiro é 12º em renda, mas 68º em educação. Foto: ©istock.com/CelsoPupo

O melhor desempenho brasileiro foi na categoria garantia de renda, ocupando a 12ª posição mundial. Já no quesito emprego e educação, que analisou o grau de instrução dos idosos, o Brasil teve seu pior desempenho: ficou em 68º lugar, atrás de alguns vizinhos, como Colômbia, Venezuela, Argentina e Uruguai.

Nas categorias saúde e ambiente social, o país obteve a 41ª e 40ª posição, respectivamente. Os dados são da pesquisa Global AgeWatch Index 2013 feita pela ONG HelpAge International, que luta pelos direitos dos idosos. 

O líder geral é a Suécia, seguido por Noruega, Alemanha, Holanda e Canadá. No último lugar, está o Afeganistão, considerado o país onde a população acima de 60 anos enfrenta maior dificuldade para viver.

O relatório destaca ainda que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de idosos no mundo ultrapassará 1 bilhão de pessoas nos próximos dez anos e chegará a 2 bilhões em 2050, quando essa parcela corresponderá a mais de um quinto da população mundial.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Longevidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.