Brasileiro pode ser a pessoa mais velha do mundo

21 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria O que nos inspira

Fonte

Um brasileiro nascido na cidade de Pedra Branca, no estado do Ceará, chamou a atenção do mundo nas últimas semanas ao ser indicado como provável ser humano vivo mais longevo do planeta. José Aguinelo dos Santos nasceu em um quilombo em 7 de julho de 1888, apenas dois meses após a abolição da escravidão no Brasil. Filho de escravos vindos da África, completou 126 anos no início do mês, feito que foi validado por certidão de nascimento emitida por um juiz da comarca de Bauru que pesquisou seu passado e cruzou os dados com suas primeiras lembranças. Se a idade de José Aguinelo for confirmada, ele assume o ranking internacional de longevidade, desbancando Misao Okawa, uma japonesa de 116 anos. Uma vida tão longeva garantiu ao filho de escravos viver momentos históricos: viu as cinco vitórias do Brasil em Copas do Mundo, a Primeiro Guerra Mundial e já estava aposentado quando a rainha Elizabeth II subiu ao trono. 

 


José Aguinelo dos Santos fuma duas carteiras de cigarros por dia e gosta mesmo é de arroz, feijão e massa

Por alguns anos, José Aguinelo ficou na região de Pedra Branca, mas foi no estado de São Paulo que viveu a maior parte da vida, trabalhando em uma plantação de café em Bauru. E é na cidade paulista que José Aguinelo segue até hoje em um lar para idosos. No asilo Vila Vicentina, ele é um cara popular. Lúcido e aparentemente sem nenhum problema de saúde, mobiliza os outros idosos e diverte colegas e funcionário com piadas e cantorias. O único problema é na hora de tomar banho, já que José não é muito fã do chuveiro. Em entrevista ao portal G1, o ansião garante que não há segredos para uma vida longa: "A vida vai passando. São etapas. E se cheguei até aqui é porque vivi muita coisa", declarou o homem que, apesar dos 126 anos, nunca casou e não teve filhos.

José Aguinelo fuma duas carteiras de cigarros por dia há mais de 50 anos, mas não traga. Uma pessoa tranquila, calma e serena. “Ele gosta muito de sossego, não gosta de tumulto”, conta a terapeuta ocupacional Márcia Aparecida Chelin, coordenadora técnica do asilo. De acordo com ela, José Aguinelo chegou à casa em 1973 e, apesar da idade, caminha bem e não precisa ser acompanhado no almoço, por exemplo. Embora não use relógio, sabe o horário exato das refeições. José Aguinelo gosta mesmo é de comer arroz, feijão e macarrão. Adora café e usa sempre chapéu ou boné, só tira na hora de sentar à mesa. Outra de suas predileções é ficar sentado em baixo das árvores.

Agora, a expectativa da equipe do asilo Vila Vicentina é fornecer provas conclusivas de que José Aguinelo é o homem mais velho do mundo, o que só pode ser feito com a ajuda de um exame de Carbono 14, que custa cerca de R$ 60 mil. 

Com informações G1 e O Estado de S.Paulo

 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Longevidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.