Caçadores de Bons Exemplos em jornada pelo Brasil

04 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria O que nos inspira

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Cansados de ouvir notícias ruins, dois brasileiros resolveram vender o apartamento onde moravam, juntar algumas economias e sair pelo mundo afora em busca de histórias de amor ao próximo. Era o início do projeto Caçadores de Bons Exemplos. “Acreditamos que existem muito mais pessoas do bem do que ações negativas no mundo”, afirma Iara Xavier, 33 anos.


Casal realiza jornada sem rumo pelos estados brasileiros em busca que pessoas que fazem a diferença

Na ideologia da aventureira, que desbrava bons exemplos ao lado do marido  Eduardo Xavier, 46 anos, a missão das pessoas é contribuir para um mundo melhor. Mas, como fazer isso? “Conhecendo e convivendo com pessoas que pararam de olhar para o próprio umbigo e pensam no coletivo”, explica ela que espera, com o projeto Caçadores de Bons Exemplos, ajudar a mudar a realidade.

A jornada dos Caçadores de Bons Exemplos começou em janeiro de 2011 e tem duração prevista de cinco anos. Neste período, eles já passaram por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 42 meses, os Caçadores de Bons Exemplos percorreram 206.966 km por terra, mar e ar. A meta é passar por todos os estados brasileiros até o final de 2014 e, depois, seguir para 49 países. Em busca de ações do bem, os caçadores descobrem pessoas que fazem a diferença em suas cidades e compartilham as iniciativas para que outras pessoas se motivem a fazer também. “Carregar em nossa bagagem não só roupas e matéria, mas sim o que fizemos com o próximo e pelo próximo. Nossa bagagem deve ser recheada dos bons momentos que fizemos o bem”, diz Iara. Os Caçadores de Bons Exemplos não selecionam e nem pesquisam projetos na Internet, apenas vão sendo direcionados pelas pessoas que encontram pelo caminho.

“A própria comunidade é que identifica quem é um bom exemplo ali. Os projetos que visitamos também indicam outros projetos e assim vamos tecendo a rede do bem”, conta. O casal já catalogou 1.069 iniciativas até agora. Entre elas está o projeto Mente Viva, capitaneado pela médica e colunista do i3i, Anmol Arora. A iniciativa leva a meditação a milhares de alunos de mais de 110 escolas. 

O grande objetivo é sensibilizar outras pessoas a fazerem o mesmo que os Caçadores de Bons Exemplos  e, assim, formar multiplicadores de ações positivas. “Se não quiserem ou não puderem fazer o mesmo, que ajudem quem já está fazendo, formando assim uma rede de ajuda”, aconselha Iara.

Geralmente, eles dormem em uma barraca automotiva, mas, quando são convidados, hospedam-se na casa das pessoas que encontram pelo caminho ou em pousadas. O casal não tem uma rotina fixa. Na maior parte dos dias não sabem nem onde vamos dormir ou tomar banho. “Temos como objetivo plantar uma sementinha do bem no coração das pessoas. Mostrar que existem muitas ações positivas e que elas podem se mobilizar também para construirmos uma sociedade melhor”, acredita Iara.



Iara e Eduardo Xavier conheceram projeto Mente Viva, capitaneado pela médica Anmol Arora

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Inspiração,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.