Chocolate preto reduz risco de infarto

19 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Alimento pode fazer bem para o coração e para a memória

A oferta de ovos de Páscoa nas gôndolas dos supermercados é uma perdição para chocólatras, mas também pode ser vista como solução para um dos problemas de saúde que mais mata no Brasil: o infarto. Pesquisadores da Universidade de Louisiana (EUA) constataram que a ingestão de chocolate preto minimiza os riscos de infarto devido à presença de substâncias que, quando ingeridas, agem no organismo como antiinflamatórios. Os resultados da pesquisa foram divulgados em Encontro da Sociedade Americana de Química, em Dallas, e serão publicados na revista Journal of Agricultural and Food Chem.

Para realizar a pesquisa, os cientistas simularam a digestão de cacau em pó em diferentes tubos de ensaio e submeteram os materiais não digeridos à fermentação anaeróbica (sem oxigênio) usando bactérias humanas. Segundo eles, os benefícios do chocolate preto à saúde podem ser turbinados se forem combinados com alimentos prebióticos ou frutas.

Os efeitos benéficos do chocolate também foram referendados por estudo da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, ingerir 6,7 gramas por dia de chocolate meio amargo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, o chocolate proporciona sensação de prazer e bem-estar e é grande fonte de energia. Os benefícios se estendem ainda à performance cerebral. A cafeína presente no cacau estimula a circulação sanguínea e o sistema nervoso, produzindo estado de alerta. Por fim, as versões meio amargo e ao leite combatem o estresse do dia a dia, pois estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que melhora o humor e traz a conhecida sensação de bem-estar e prazer.

O perigo do chocolate está no exagero. Consumi-lo em grande quantidade regularmente pode levar ao excesso de peso e, consequentemente, a doenças crônicas como diabetes e dislipidemias, os níveis elevados de gordura no sangue.

Com informações Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

As vantagens do chocolate

- Rico em Flavonóides, age como antiinflamatório, evitano o infarto e melhorando o fluxo sanguíneo.

- Estimula a função cognitiva do cérebro, aumenta a concentração e capacidade de trabalho.

- O chocolate tem feniletilamina (PEA) , a mesma substância química da paixão. Por isso, sua ingestão também tem relação com o bom humor..

- Presença de antioxidantes, que liberam radicais livres, que causam danos oxidativos às células.

- O chocolate escuro contém teobromina, substância pontuada como responsável por endurecer o esmalte dos dentes . Isso significa que o chocolate escuro , ao contrário da maioria dos outros doces , diminui o risco de contrair cáries se você praticar boa higiene dental

- O chocolate escuro contém uma série de vitaminas e minerais que podem apoiar a sua saúde (potássio, cobre, magnésio e Ferro).

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Chocolate, Infarto, Páscoa,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.