Cientistas estudam segredo metabólico dos centenários

28 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Após comparar amostras de sangue e urina de 400 pessoas de até 111 anos de idade, pesquisadores conseguiram identificar traços metabólicos associados à longevidade. O estudo, desenvolvido pela Universidade de Bolonha, na Itália, permitiu concluir que pessoas centenárias possuem capacidade especial de equilibrar suas reações pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, conseguindo prolongar sua vida. A pesquisa revelou que existem certas particularidades no perfil metabólico das pessoas idosas cujos pais foram centenários.


Pesquisa avalia influência genética na longevidade com qualidade

Segundo o doutor Sebastiano Collino, da Universidade de Bolonha, os resultados ajudarão a conhecer os processos fundamentais para que os idosos mantenham uma boa saúde e vivam mais tempo. O estudioso afirma que os resultados deste estudo poderiam ser aplicados para prevenir doenças típicas da terceira idade. De acordo com o especialista, o estilo de vida é importante, mas o traço genético também, pois algumas pessoas idosas têm uma melhor resposta antioxidante e melhores mecanismos de desintoxicação celular do que outras.

Para realizar este estudo foram analisadas amostras de sangue e urina de três gerações de pessoas do norte da Itália. Foram 30 homens e 113 mulheres nascidos antes de 1908, outro grupo de 210 pessoas com pais que viveram mais de 100 anos, e 73 pessoas cujos pais não alcançaram a média da expectativa de vida do país, estabelecido em 72 anos. Além disso, foram estudadas as características de 21 voluntários com menos de 30 anos. Os pesquisadores continuarão realizando análise em diferentes populações para identificar o nível de influência da nutrição e do estilo de vida no envelhecimento e na longevidade. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Longevidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.