Como cuidar da saúde do cérebro?

08 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Para viver mais tempo, os médicos recomendam que é preciso exercitar o corpo e manter um peso adequado. Mas com a população mundial envelhecendo cada vez mais, os profissionais de saúde agora também se voltam para o cérebro. Como manter a mente saudável para uma vida longínqua?


Cientistas americanos já conseguiram identificar o gene que mantém o cérebro jovem

Segundo dados da ONU, nos últimos 50 anos, a expectativa de vida no mundo cresceu de aproximadamente 46 anos para 66 anos – e a tendência é aumentar ainda mais. Ao mesmo tempo, o número de casos de demência está subindo e deve chegar a 65.7 milhões em 2030. Então não é a toa que prevenção da degeneração do cérebro começa a se tornar uma prioridade.

Nos Estados Unidos, cientistas patrocinados pelo Instituto Nacional da Saúde (NIH) já conseguiram identificar o gene que mantém o cérebro jovem. Eles descobriram que as pessoas com o gene Klotho mostram desempenhos melhores em testes cognitivos na terceira idade, mesmo quando têm genes de doenças cerebrais degenerativas. O nome Klotho, por sua vez, vem da deusa mitológica grega que gira a roda da vida.


Recentemente, este grupo de cientistas conseguiu reproduzir em ratos de laboratório a mesma proteína presente neste gene. Os animais, consequentemente, tiveram uma melhora na comunicação entre células nervosas e o cérebro. O objetivo da pesquisa é, no futuro, criar um medicamento que gere este mesmo efeito nas pessoas, para melhorar os níveis de memória, de aprendizado e da capacidade do cérebro de funcionar bem por mais tempo.

Mas enquanto as pesquisas estão em andamento, que tal umas dicas fáceis de implementar no dia a dia para manter o seu cérebro saudável?


Coma os alimentos certos
Antioxidantes, vitaminas e vegetais são fundamentais para manter a saúde mental. Estes elementos estão presentes em frutas, vegetais, salmão e nozes. Uma curiosidade: pesquisas apontam que o abacate aumenta a capacidade de aprendizado de ratos de laboratórios. Não custa incluir na dieta.

Beba menos
Beber álcool é prejudicial para os rins, que precisam trabalhar em dobro para compensar as toxinas liberadas pelas bebidas alcoólicas com a produção de antioxidantes e novas enzimas. Acontece que esta compensação também é prejudicial para o cérebro. Então, pegue leve!

Exercite o corpo
Exercícios para o corpo também são bons para a mente. A atividade física ajuda no desenvolvimento de células repositórias, além de combater a depressão e aumentar a claridade mental. As endorfinas que são liberadas com os movimentos também ajudam a reduzir dores pelo corpo e podem servir como um analgésico natural.


Faça palavras cruzadas

Procure manter o cérebro ativo com exercícios mentais como palavras cruzadas, caça-palavras e sudoku. Mas é importante que a brincadeira seja um desafio, para motivar o cérebro a funcionar. Então experimente um nível um pouco mais difícil!


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Cérebro,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.