Como está a qualidade da água na sua cidade?

11 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Poluição e uso de defensivos agrícolas prejudica rios, córregos e lagos

Ela deveria ser inodora, insípida e incolor, mas, infelizmente, nem sempre é assim que a água se apresenta nas fontes naturais brasileiras. Levantamento divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica monitorou 96 córregos, rios e lagos em sete estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) entre os meses de fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014 e constatou que em 40% dos casos a qualidade da água é considerada como ruim ou péssima. E mais alarmante ainda foi a constatação de que nenhum dos locais avaliados teve a água classificada como ótima. O desempenho é fruto de mix entre a falta de responsabilidade da sociedade com o meio ambiente e do grande déficit de investimentos em saneamento básico.

Os piores números estão concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro, especialmente nas áreas densamente povoadas. Na capital paulista, o estudo mostrou que regiões próximas as 32 subprefeituras estão com mais de 80% dos pontos classificados com qualidade ruim e péssima. Entre os responsáveis pela má situação estão a utilização de defensivos agrícolas, a poluição e, especialmente, dejetos humanos despejados nos mananciais sem qualquer tratamento básico de saneamento, sem contar o despejo de produtos químicos.

Por outro lado, em São Paulo, foram encontrados resultados promissores na recuperação de alguns mananciais, fruto de investimentos para a preservação destes locais, como em seis pontos na bacia do rio Piraí, em São Paulo, devido a uma programa de reflorestamento. Já os melhores pontos em que a água foi considerada como boa são próximos a matas ciliares, áreas de preservação ambiental (APA), parques e reservas naturais.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Água,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.