Consumo de carboidrato pode aumentar chances de câncer de mama

04 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

O consumo de carboidratos aumenta consideravelmente as chances de mulheres desenvolverem um tipo comum, mas de difícil tratamento de câncer de mama. Essa foi o principal resultado de um estudo publicado recentemente na revista médica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. 


Reduzir o consumo de carboidrato pode diminuir risco de câncer de mama

A pesquisa foi realizada com mulheres na que já passaram da menopausa com histórico de câncer de mama. Assim, aquelas que tiveram uma dieta rica em carboidrato após o primeiro tratamento apresentaram o dobro de chance de desenvolverem novamente o câncer. 

Apesar de o estudo ter como foco ex-pacientes, os pesquisadores afirmaram que a mesma lógica serve para as mulheres que não tiveram a doença. Assim, controlar o consumo de carboidrato pode ser uma maneira de evitar o câncer.

De acordo com o pesquisador de saúde da publicação Life Extension, Michael Smith, há um interesse grande nas análises que relacionam o consumo de carboidratos e o câncer, em especial o de mama. 

Neste caso, as dietas ricas em carboidratos são aquelas que têm muitos alimentos processados e com alto teor glicêmico. Na prática, o índice glicêmico representa a velocidade em que o carboidrato é digerido pelo corpo e se torna açúcar no sangue. Para se ter uma noção, o alto teor glicêmico dos alimentos pode aumentar em 57% o risco de uma mulher desenvolver a doença.

Para exemplificar, os pesquisadores levarem em consideração o consumo de diferentes tipos de arroz. Na Ásia, se consome arroz branco e o risco de desenvolver a doença é de 19%. Já aquelas que têm a dieta baseada no arroz com digestão mais lenta do amido, esse percentual aumenta para 24%. A recomendação é manter uma dica com menos carboidrato e açúcar simples.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alimentos,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.