Cuidado com e-mails e jogos online

21 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Hobby

Fonte


Idosos devem estar atentos na hora de fornecer dados pessoais e bancários na web. Foto: Getty Images

Jogar na Internet pode ser um passatempo delicioso para afastar a solidão, mas também representa um perigo para crianças, jovens, adultos e, principalmente, para os idosos.  Com a inclusão digital, a terceira idade deixou os bingos de lado e encontrou no ambiente online um lugar ideal de entretenimento sem sair de casa. O problema é que a maioria ainda explora esse novo território sem a noção dos riscos que ele esconde. Por isso, atenção: o mundo dos jogos online oferece alguns riscos aos usuários e é preciso estar atento para não cair em uma das redes de golpes, cada vez mais comuns. O sucesso dos aplicativos para celulares e tablets só veio a facilitar a ação desses criminosos cibernéticos.

Por inocência e falta de conhecimento, os jogadores da terceira idade geralmente são uma presa fácil. Segundo a Kaspersky Lab, que faz softwares de segurança para a Internet, através de e-mails falsos com links para páginas de web fraudulentas, os hackers tentam apoderar-se dos dados do cartão de crédito do usuário, por exemplo, para roubar informações pessoais ou dinheiro. Os cibercriminosos criam páginas web falsas de determinados jogos online muito parecidas com as originais e pedem aos usuários que alterem a senha de acesso ou verifiquem a conta para conseguir acessar seus dados.

A violação da segurança de computadores e smartphones por meio dos games é outra questão que chama atenção de especialistas. Os hackers costumam utilizar como iscas falsas atualizações do jogo para tentar enganar o usuário. Nestes casos, o objetivo também é obter dados para acesso a contas bancárias do jogador.

 A principal orientação é nunca passar informações pessoais, como e-mail, endereço e telefone, para quem não se conhece. Sempre que tiver alguma dúvida, deve-se pedir ajuda a alguém que entenda um pouco mais de tecnologia, como filhos ou netos; e manter as ferramentas de segurança, como o antivírus, atualizadas.

Dicas para não ser alvo de criminosos na web:
- Abuse da cautela ao abrir um e-mail recebido. Deve-se sempre suspeitar de mensagens enviadas por desconhecidos, por órgãos públicos como Receita Federal e Previdência Social.
- Em caso de dúvida, não abra arquivos desconhecidos ou de procedência duvidosa, principalmente os chamados executáveis, com terminação .exe;
- Não seja curioso: a maioria dos e-mails com vírus é uma espécie de armadilha, que aguça a curiosidade do internauta;
- Crie senhas difíceis e diferentes para cada serviço;
- Ao fazer compras online e transações no internet banking, checar se o endereço no navegador está correto;
- Sempre que receber uma mensagem que solicite informações pessoais, prefira entrar em contato por telefone com a empresa que o enviou, como o banco;


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Jogos, Internet,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.