Cuidado com o coração durante a Copa

20 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Torcedores fanáticos pela seleção e que, porventura, possam sofrer de problemas cardíacos precisam controlar as fortes emoções durante a Copa. A cada lance, o número de batimentos cardíacos acelera e, por isso, é preciso atenção. Estudos sugerem que em dias de jogos de futebol aumentam os riscos de infarto ou morte súbita. A conclusão é de pesquisa realizada com torcedores alemães durante a Copa da Alemanha de 2006.


Hora do hino é a que acelerou mais o coração de José Sarmento

A recomendação do médico Luis Eduardo Rohde, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é evitar os excessos, tanto de alimentação quando nas bebidas alcoólicas. Ele comenta que, em dias de jogo, geralmente as pessoas se reúnem e ingerem alimentos em exagero, como cerveja e o tradicional churrasco, que contém dose extra de sal. Tanto um quanto o outro ajudam a aumentar a pressão arterial.

“O segredo é não cometer excessos antes e procurar controlar a emoção durante o jogo, pois se a pessoa já tiver problema de coração e ficar ansiosa, pode desencadear um problema maior”, aconselha Rohde. Além disso, o cardiologista recomenta cuidar do colesterol, da pressão, evitar cigarro e fazer revisões periódicas.

Medindo a emoção

O momento do Hino Nacional, sempre um dos mais emocionantes e que tem rendido um verdadeiro show à parte na Copa do Brasil, é comprovadamente o que faz o coração bater mais forte. O teste foi feito no dia da abertura do Mundial, pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, com o aposentado José Sarmento, de 70 anos. Torcedor fanático da Portuguesa, atingiu 151 batimentos cardíacos por minuto na hora do Hino.

Batimentos no Jogo Brasil e Croácia (3x1)

151bpm no Hino Nacional
90 bpm no pontapé inicial
88 bpm nos ataques no adversário
121 bpm no primeiro gol do Brasil
110 bpm no gol de pênalti
122 bpm no terceiro gol
138 bpm na comemoração da vitória


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Copa,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.