Cuidado com seu amigo do peito

09 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


José Wilker interpretou inúmeros personagens na TV e o no cinema. Foto: Divulgação

A morte do ator e diretor José Wilker, 67 anos, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto fulminante reacendeu o alerta sobre os cuidados com o coração. O cardiologista Múcio Tavares, diretor da Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, informa que a maioria das paradas cardíacas registradas fora do serviço hospitalar são infartos. E os números ligados à doença são preocupantes: são 250 mil infartos no Brasil todos os anos, que resultam em 75 mil mortes. A metade delas ocorre antes da chegada ao hospital.

Por isso, a recomendação para os casos de infarto é ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) por meio do telefone 192. Caso a cidade não disponha do serviço, o conselho é a remoção do paciente para um serviço de saúde o mais rápido possível.Embora o infarto não seja a principal causa de morte entre as doenças coronarianas, 30% delas estão relacionadas à doença. Os mais mortais são o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca.

Para manter seu coração em dia, o conselho é a prevenção com a prática de atividade física, dieta saudável, combate à obesidade, consumo moderado de álcool e distância do tabagismo. Entre os fatores de risco estão histórico familiar com homens com infarto ou doenças coronarianas antes dos 55 anos e mulheres antes dos 65, tabagismo, diabetes, hipertensão e colesterol alto. "Quem tem mais de duas doenças ou diabetes mais já teve um infarto se torna uma vítima em potencial, é uma combinação mortal", pontuou o cardiologista. Em relação à idade dos pacientes, é uma doença prevalente acima dos 60 anos, mas tem crescido o número de casos entre as mulheres e jovens.

Portanto, é fundamental observar com atenção sintomas como dor desde a boca do estômago até o começo do pescoço com aperto e pressão no peito, palidez, sudorese e náuseas. Geralmente, a dor no peito associada ao infarto dura mais de 20 minutos. Em caso de intensidade menor, o diagnóstico pode ser de angina.

WILKER - Um dos mais completos artistas brasileiros, José Wilker foi encontrado morto no seu apartamento na manhã de sábado, em Ipanema, no Rio de Janeiro, pela namorada Claudia Montenegro. No currículo, constam participações em dezenas de novelas, filmes e no teatro, com destaques para obras televisivas como a novela Roque Santeiro e, mais recentemente, Amor à Vida, em 2013, na Rede Globo. No cinema fez trabalhos memoráveis como em 'Dona Flor e seus dois maridos', 'Bye Bye Brasil' e 'Guerra de Canudos', entre outras obras.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Infarto,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.