Cuidar dos netos faz bem à saúde

14 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

Fonte


Pesquisa indica que interação com as crianças ajuda a prevenir doenças

Eles chegam e, em poucos minutos, bagunçam toda a sala que você levou um tempão para arrumar, assumem o controle da televisão, enchem a casa de risadas e gritinhos e, quando vão embora, deixam um silêncio relaxante e muita alegria no coração. Quem tem netos não esconde a felicidade e o sufoco de recebê-los, principalmente quando a casa dos avós é ponto de encontro de toda a galerinha.

Essa convivência, que para a maioria dos idosos é motivo de inspiração, também faz muito bem à saúde. Um estudo divulgado este mês pela The North American Menopause Society (NAMS), com sede em Cleveland, nos Estados Unidos, indica que avós que cuidam de seus netos se mantêm mentalmente mais saudáveis. A pesquisa foi realizada com 186 mulheres australianas com idades entre 57 e 68, e os melhores resultados foram obtidos pelas idosas que declararam ter netos e que se dedicam a eles uma vez por semana. Pesquisadores indicam que essa convivência ajuda na prevenção do Alzheimer e outras doenças cognitivas.

Mas assumir as crianças enquanto os pais estão no trabalho já é demais, constatou o levantamento. Os avós que disseram cuidam de seus netos durante cinco ou mais dias por semana tiveram o pior resultado nos testes que avaliam a memória de trabalho e a velocidade de processamento mental. "Nós sabemos que as mulheres mais velhas que são socialmente engajadas têm uma melhor função cognitiva e um menor risco de desenvolver demência mais tarde. Mas muito de uma coisa boa só poderia ser ruim", declarou a diretora do NAMS, Margery Gass.

O que é a NAMS

Fundada em 1989, a The North American Menopause Society (NAMS) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a saúde e a qualidade de vida de todas as mulheres durante a meia idade com foco nos efeitos na menopausa.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alzheimer ,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.