Desafio aos 73: surfar no Havaí

31 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria O que nos inspira

Fonte

“Nunca é tarde para realizar um sonho, nunca é tarde para tentar fazer qualquer coisa”, desafia a aposentada Maria do Carmo de Jesus, de 73 anos. Esta mineira criada em São Paulo serve como exemplo de determinação e superação não só para a sua geração como também para os jovens. Há cinco anos, ela impôs a si mesma o maior desafio de sua vida: apender a surfar. “O segredo do surf é o equilíbrio. Eu tirei de letra”, afirma.


Maria do carmo foi capa da revista Home Angels. Foto: Keny Andrade/ Reprodução i3i

As aulas de natação, que já fazia há algum tempo, ajudaram Maria do Carmo a não ter medo. “Sempre gostei de água, de ir à praia e de esportes radicais. Quando quero uma coisa vou até o final”, conta. Tudo começou em meados de 2009 quando, passeando pelo calçadão de Santos, avistou uma escola de surf. Como quem não quer nada, por curiosidade, resolveu parar e pedir informações. Ela recorda que ficou surpresa com a reação da atendente, que agiu com naturalidade e apenas pediu um atestado médico.

Ela faz aulas na escola pública do professor Cisco Araña, que há mais de 20 anos faz este trabalho de incentivo à inclusão social e à qualidade de vida em Santos. Mesmo morando em São Paulo, a 71 quilômetros de distância, este não foi um empecilho. Desde então, todas as sextas-feiras, vai até lá apenas para fazer aula de surf. Sai cedo de casa e chega por volta do meio-dia. Almoça e descansa da viagem para, às 15h, se dedicar à paixão de surfar por incríveis duas horas. “É a coisa mais deliciosa que já fiz na minha vida, é uma grande conquista. Entro no mar e me esqueço de tudo, fico focada apenas em pegar onda.” No começo, as amigas não acreditavam que Maria do Carmo estivesse surfando. Mas, com o tempo, ganhou o respeito da galera,  notoriedade e foi, inclusive, capa da revista Home Angels. 

Hoje, em todo lugar que ela visita, já vai logo querendo conhecer o mar. Já pegou onda em outras duas praias: Bertioga (SP) e Florianópolis (SC). E como o próximo desafio tem sempre que ser maior do que o anterior, Maria do Carmo já olha além.... bem além da orla brasileira. “Sonho surfar no Havaí”, confidencia. 



Foto: Keny Andrade/ Reprodução i3i

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Surf,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.