Descriminação leva obesos a ganharem ainda mais peso

16 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

A ciência comprovou o que muitas pessoas com excesso de peso já suspeitavam: quando alguém sofre preconceito por causa dos quilos extras, a tendência é ganhar peso, e não perder. De acordo com pesquisadores da University College, em Londres, a vergonha impulsiona ainda mais o ato de comer e reduz a vontade de fazer exercícios. 

 


De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 60 milhões de pessoas acima do peso e 22 milhões considerados obesos.

Durante o estudo, realizado com 3 mil adultos durante quatro anos, um em cada 20 participantes com excesso de peso relatou ter sido tratado com desrespeito em restaurantes, lojas, e durante atendimento de saúde. Entre os obesos, o percentual foi ainda maior: um em cada três participantes relataram descriminação no dia a dia.


Estas experiências levaram essas pessoas a ganharem peso porque passaram a comer mais para se sentirem melhor, especificamente alimentos com açúcar e gordura. Ao mesmo tempo, eles evitaram fazer exercícios, porque sentiram vergonha da sua forma física e peso. 

 

A partir destes resultados, especialistas estão ainda mais convencidos que descriminação faz parte do problema da obesidade, e não da solução. "Todo mundo, inclusive os médicos, deveriam parar de culpar e envergonhar as pessoas por causa do seu corpo e oferecer apoio e, quando for o caso, tratamento", afirmou para a BBC Jane Wardle, uma das professoras que realizou a pesquisa.


As descobertas podem interessar os brasileiros, que atualmente ocupam a quinta posição no ranking mundial da obesidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 60 milhões de pessoas acima do peso e 22 milhões considerados obesos. O sobrepeso é maior entre os homens (52,6%) do que as mulheres (44,7%).


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Obesidade,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.