Deseje vida longa, dê um bonsai

13 de abril de 2014, escrito por Carolina Jardine / Redação i3i, na categoria Mente

Fonte


Nei Filikoski ensina a cuidar das plantas e dá dicas para usá-las como "filtros de energia"

Ganhei meu primeiro bonsai de uma amiga no dia do meu casamento com a missão de regá-lo sempre, assim como ela imaginava que o faria com minha relação. Passados dez anos, o pequeno camboim segue forte, apesar de ter passado por períodos de pujança e outros nem tão prósperos assim. As bodas foram comemoradas e, como as árvores são longevas, espero que possamos seguir juntos por muitos anos mais: eu, meu marido, o bonsai e nossos filhos.

A escolha por presentear com a pequena planta não foi apenas criativa, foi emocionante. Trouxe um desafio a um jovem casal, estipulou metas de longo prazo e impôs responsabilidades com muito mais eficácia do que qualquer panela ou jogo de copos. Aquele presente deu origem a uma paixão que cultivo até hoje. Já são três pequenas árvores que embelezam minha casa, exigem atenção e ajudam a relaxar nos momentos mais difíceis. Cada uma com sua história e simbologia.

Dia desses fui até a loja onde compro apetrechos e nutrientes para esses "filhos" e o atendente contou-me de suas inúmeras funcionalidades. Disse-me o proprietário Nei Filikoski que as árvores funcionam como filtros, transformando a energia negativa em energia positiva. Surpreendeu-me ao informar que elas podem ser posicionadas na sala ao receber uma visita de energia duvidosa e que, ao serem levadas para seus locais de origem, carregam com elas a energia "negativa". E o melhor de tudo: disse que quando se dá um bonsai a alguém deseja-se vida longa. Já decidi: vou sair distribuindo bonsais por aí!

IDOSOS - Muitos dos adeptos dos bonsais são pessoas de terceira idade que encontram nas plantas formas de ver os ciclos da vida e estabelecer novas metas. " A pessoa trabalha a vida toda estressada e quando se aposenta não pode parar. Então, uma das alternativas é cultivar um bonsai. Ele acalma e cria a expectativa de ver as flores e os frutos em cada estação que se passa.", explica. Muitos pais também dão o presente a seus filhos como forma de estimular a responsabilidade dos pequenos "guardiões".

Por Carolina Jardine / Redação i3i

O que é um bonsai

A palavra significa árvore de bandeja. É uma técnica que surgiu na China há mais de 2 mil anos e popularizou-se no Japão a partir do século XIV. No Brasil, os bonsais chegaram em 1909, com o início da imigração japonesa, ficando por muitos anos restritos às colônias.

Como cuidar do seu bonsai:

- A primeira questão importante para quem compra ou ganha um bonsai é escolher o local adequado para ele. Dê preferência para o ambiente mais claro possível. Se for dentro de casa, coloque-o bem perto da janela (máximo 50 centímetros). Se você tiver uma sacada ou uma área, melhor. Cuide apenas para que a planta pegue sol pela manhã ou no final da tarde, evitando a insolação forte do meio-dia. Se o ambiente escolhido não receber raios diretos, leve o bonsai para tomar algumas horas de sol de duas a três vezes por semana.

- Escolhido o local, o bonsai só deve ser removido para as regas, para manutenção ou para decorar um determinado ambiente por algumas horas.

- A rega da planta depende sempre do grau de umidade do solo, se é inverno ou verão e se a planta pega muito ou pouco sol. Por isso, o recomendado é conferir sempre o grau de umidade tocando o dedo no substrato. Se estiver encharcado, não é necessário molhar. Se estiver apenas úmido, já é hora de regar novamente.

- Há duas formas de molhar o seu bonsai.Ou se usa o regador, irrigando da borda do vaso ao centro ou coloca-se a planta dentro de uma vasilha ou cuba cheia de água por um minuto.

- O ideal é molha o bonsai com água coletada da chuva. A segunda opção é usar água de poços artesianos. Mas se você só tiver água encanada, deixe-a descansando por 12h para evaporar o cloro.

- A poda das folhas deve ser feita uma vez por ano, evitando sempre os meses quentes.
- O tamanho do bonsai está sempre relacionado ao tamanho do vaso. Se você quer que seu bonsai cresça e engrosse o tronco, deve trocar de vaso a cada dois anos sem realizar a poda das raízes.

Fonte: Oficina do Bonsai

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Bonsai,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.