Dia de alerta contra a hepatite

28 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciaram na semana passada, em conferência em Genebra, na Suíça, que a hepatite é uma doença que mata quase tanto quanto a Aids, provocando 1,4 milhão de óbitos a cada ano. O alerta para os riscos de causar câncer e para a necessidade de prevenção ocorre em função do Dia Mundial Contra a Hepatite, celebrado em 28 de julho desde 2004.

 


Doença silenciosa ataca o fígado e mata quase tanto quanto a AIDS

O professor Samuel So, da Universidade de Stanford, da Califórnia (EUA), indica que a melhor forma evitar o câncer de fígado ou as cirroses hepáticas é a prevenção e o tratamento da hepatite viral. Acompanhado de especialistas da OMS, ele defendeu um reforço dos testes que detectam a doença, levando em conta que estima-se que existam 500 milhões de pessoas portadoras do vírus da hepatite, sendo que muitas delas nem sabem disso.

 

De acordo com Stefan Wiktor, responsável pelo programa de luta contra a hepatite na OMS, há novos tratamentos contra a doença com índice de cura que chega a 95%. Ele comentou que os recentes progressos na prevenção e no tratamento oferecem oportunidades reais de salvar vidas, considerando que se pode falar de uma possível erradicação no futuro da hepatite C e da B, ambas relacionadas com o cancro do fígado.

 

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, segundo dados da OMS, a Aids mata anualmente 1,6 milhões de pessoas, enquanto a tuberculose leva a 1,3 milhões de óbitos e a malária 600 mil.

 

Saiba Mais

A hepatite é uma doença caracterizada pela degeneração das células do fígado. O comprometimento pode ser resultado de infecções virais (A, B e C) ou pelo consumo excessivo de álcool.

Geralmente, a A é contraída por meio de alimentos contaminados. Já a B e a C, as mais perigosas e que podem evoluir para uma cirrose ou câncer, são transmitidas pelo sangue (seringas ou material contaminado, transfusões, etc) ou por contato sexual. Já existe vacina contra os vírus HVA e HVB.
 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Esteatose,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.