Dia do melhor amigo do idoso

09 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Relacionamento

Fonte

A solidariedade e o respeito fizeram com que o porteiro fosse reconhecido como o melhor amigo do idoso. A conclusão é de pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), feita com a intenção de melhorar a qualidade de vida de pessoas da terceira idade nas grandes cidades. De acordo com o relatório, de 2007, o porteiro é o principal apoio do idoso para ajudá-lo com pequenos favores, prestar socorro em emergências e, principalmente, são sempre bons amigos nos quais se confia. Por isso, aproveite para dar um abraço no seu amigo neste dia 9 de junho, Dia do Porteiro.


Delza Maria ajuda moradores do prédio onde trabalha e garante que recebe muito carinho. Crédito: Bruna Karpinski/i3i

É tarefa do porteiro controlar a entrada e saída de pessoas e automóveis, além de dar informações e chamar a atenção de quem perturba a ordem do local. O ofício requer muita habilidade e sutileza para lidar com pessoas e estar atento a tudo que acontece ao seu redor. O profissional se sobressai quando possui empatia e um bom relacionamento interpessoal. Como Delza Maria da Conceição, de 54 anos, que há três anos atua na função. Antes, ela era auxiliar de serviços gerais no mesmo prédio. Maria se destacou, também, pela presteza, e foi promovida. 

Além de cuidar da recepção do prédio residencial, cuja maioria dos moradores são idosos, durante o dia ela ainda os ajuda a carregar sacolas com as compras do supermercado e a subir o degrau do saguão. “Uma das moradoras sempre pede para ajudar a arrumar a roupa”, conta a porteira. Toda atenção e carinho dispensados por ela durante o seu trabalho são retribuídos, seja com gorjetas, seja com presentes em datas especiais como o aniversário. “Eles sempre me tratam muito bem”, garante Delza Maria. 

Apaixonada por flores, ela dá seu toque de feminilidade ao ambiente. Mais uma vez Maria se destaca, em uma profissão predominantemente masculina. A profissão é comum no Brasil, mas é raro encontrar este profissional em outros países ou em pequenas cidades brasileiras. Em geral, são homens de baixa escolaridade.





Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Datas,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.