Dia Mundial da Atividade Física: é hora de se movimentar

05 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

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Júnior Damiani é entusiasta da prática de exercícios em todas as idades

Você usa o tablet sentado, vê televisão sentado, trabalha ao computador sentado e lê aquele livro antes de dormir... sentado. Se a vida moderna tende a enraizar o cidadão, cabe só a você se mexer. Afinal, a atividade física não é apenas benéfica para a saúde do corpo. Ela também é vital para a oxigenação de ideias, para o relaxamento e para a sensação de bem-estar. Se você está entregue ao sedentarismo, hoje (5/4) é um bom dia para começar. Instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Atividade Física busca estimular os mais diferentes esportes e ações lúdicas que, acima de tudo, façam o corpo se mexer.

Não existe idade para dar o impulso em busca de saúde. Para quem pensa em ingressar no mundo dos esportes, antes de qualquer coisa, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação completa. O endocrinologista paulista Mohamad Barakat recomenda uma bateria de exames básicos, como níveis de colesterol e triglicerídeos, medição da pressão arterial, teste ergométrico, de função pulmonar, entres outros. "A prática frequente de atividades físicas auxilia na melhora da concentração e disposição, no controle do peso corporal, no fortalecimento muscular, na redução de dores nas costas; na correção postural; no aumento da resistência física, além de benefícios para a circulação sanguínea, entre muitos outros", pontua o médico.

O educador físico Júnior Damiani faz coro. Ele lembra que a atividade física movimenta o corpo e inverte uma lógica em que as pessoas cada vez mais ficam em casa em função da comodidade e presas à tecnologia. E acrescenta: o esporte ainda é uma forma lúdica e prazerosa de fazer novos amigos.

E quem acha que dar uma caminhada uma vez por semana ou jogar um futebolzinho às quartas-feiras é o suficiente está enganado. A Organização Mundial da Saúde preconiza que as pessoas façam 30 minutos diários de exercícios. Já os viciados na boa forma também precisam de um alerta: os momentos de descanso são fundamentais para a recuperação do corpo.

Entusiasta das atividades físicas para pessoas de qualquer idade, Damiani cita o exemplo do sogro José Ouriques, 76 anos, que passou a acompanhá-lo nas pedaladas em sua bicicleta para duas pessoas. Outra que também ingressou no mundo dos exercícios foi a aposentada Maria Anita Silva, 74 anos, que há um ano e meio começou a frequentar a academia para fazer ginástica e musculação. Reclamando de muita dor nas pernas e na coluna, agravada depois da perda do marido, a aposentada vai à academia três vezes por semana. E garante estar se sentindo muito melhor com a redução do desconforto e a superação da depressão, que a acompanhava desde a perda do companheiro. "A academia para mim é uma terapia, melhorei muito, eles são muito educados e queridos comigo", observa a aposentada, feliz por contar com a companhia de um grupo de mais 30 idosos.




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