Dia Nacional alerta para os sintomas e tratamento da Epilepsia

06 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Vivendo e aprendendo

Fonte

Uma em cada 26 pessoas já foi, é ou será acometida pela epilepsia. A doença atinge 50 milhões de pessoas no mundo, especialmente crianças e idosos, sendo que 85% delas não recebem tratamento adequado. E para ampliar o conhecimento da doença, nesta terça-feira (09) é marcado o Dia Nacional e Latino Americano da Epilepsia. 


Um dos sintomas mais comuns da doença é o tremor incontrolável nas mãos

Com informações, os pacientes podem ter melhora na qualidade de vida, assim como receber o tratamento adequado, explica o neurocirurgião e especialista em epilepsia Luiz Daniel Cetl. “Quando não tratada, a doença interfere na parte psicológica e social do paciente”, enfatiza o especialista.

A epilepsia é caracterizada como uma síndrome composta por um conjunto de sintomas que são originados de um grupo de neurônios disfuncionantes, que emitem sinais atípicos ou irregulares. Isso faz com que os sintomas sejam variados. De acordo com a localização dos neurônios afetados, os pacientes podem sentir flashes e luzes, convulsão febril e movimentação incontrolável das mãos, braços e pernas. As crises da epilepsia podem ser parciais, que atingem apenas uma parte do cérebro, ou generalizadas, que afetam todo o órgão. Ela não é contagiosa.

“O sinal mais conhecido entre a população é caracterizado como “ataque epiléptico”, em que a pessoa perde a consciência e cai no chão, apresentando contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar”,  explica o médico especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e membro do grupo de tumores do Departamento de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

O tratamento mais convencional é por meio de medicamentos. Eles controlam as crises em 70% dos casos. Há casos em que a cirurgia pode ser recomendada. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: corpo,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.