12ª Parte - Dicas para dormir bem e viver melhor

31 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

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Mesmo aqueles que não sofrem com distúrbios do sono devem prestar atenção a alguns detalhes que são imprescindíveis no dia a dia. Para qualquer pessoa desfrutar de um sono reparador, é essencial ter hábitos saudáveis, o que os especialistas chamam de Higiene do Sono. São dicas para dormir bem e regras que ajudam a obter maior proveito das horas em que se dorme. “Quando seguidas com atenção, vão ajudar muito o indivíduo a melhorar o seu sono, independente da ocasião”, afirma o médico Ricardo Castro Barbosa, da clínica Pró-Sono, de São Paulo.

 


Higiene do Sono consiste em uma série de dicas para dormir bem

E, se a pessoa tem dificuldade para dormir, ronca ou é sonâmbulo, então, é imprescindível se valer dessas dicas para dormir bem.  É o que faz o comerciante Vlamarion Santana. "Comida leve, pensamento leve e foco no teto. Em dois minutos, já estou conversando com Morfeu", diverte-se ele, referindo-se ao deus grego dos sonhos. Outro a seguir um ritual do sono é o jornalista Luiz Gonzaga Lopes. Ele conta que, antes de dormir, faz  um autorreiki e realiza exercícios respiratórios. Além disso, criou o hábito de anotar todos os problemas a serem resolvidos no dia seguinte em um papel e tomar um gole de água. “Depois, coloco o resto da água num copo perto da cama para absorver as energias do sono”, confidencia.


Brincadeiras e mandingas à parte, há quem consiga encontrar uma fórmula caseira para ter um sono reparador. Como Alfeo Pozza Júnior, que admite não prestar atenção às dicas para dormir bem, mas garante ter encontrado sua própria receita. Pesquisando sobre chás com efeito calmante, descobriu um santo remédio. "Tenho sono leve, então faço uso seguido do chá de melissa, que é tranquilizante. É tiro e queda", garante. Para potencializar o resultado, ele aposta na adição de açúcar. "Afinal, dizem que água com açúcar acalma", comenta.

 

Como fazer para realizar a Higiene do Sono (Dicas para dormir bem)


• Manter horários relativamente constantes para dormir e acordar. Mudanças de hábitos, como nos finais de semana, podem atrapalhar o sono.

• Procurar dormir somente o necessário. Manter-se acordado e deitado por muito tempo na cama não melhora a qualidade do sono.

• O quarto de dormir não deve ser utilizado para trabalhar, estudar ou comer.

• Quem tem insônia deve evitar ler e assistir à televisão antes de dormir.

• Não cochilar durante o dia, mas sestas habituais não atrapalham o sono.

• Exercícios físicos devem ser feitos, no máximo, de seis a quatro horas antes de ir para a cama.

• Procurar relaxar o corpo e a mente de 60 a 90 minutos antes de ir para a cama. Nunca tentar resolver problemas antes de dormir.

• Não tomar café, chá preto, chocolate ou qualquer bebida estimulante após as 17h.

• Bebidas alcoólicas, embora ajudem a relaxar, perturbam a qualidade do sono. Pessoas que roncam devem evitá-las, pois pode haver piora do ronco e das pausas respiratórias devido ao relaxamento provocado pelo álcool na musculatura respiratória.

• Entre as dicas para dormir bem também está não fumar antes de ir para a cama, pois a nicotina favorece a insônia e um sono não reparador.

• Procurar fazer refeições mais leves.

• Calor e frio excessivos alteram bastante o sono, portanto é importante tentar manter o quarto com temperatura agradável.

• Ruídos podem ser a causa de um sono ruim.


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Tags: Os Mistérios do Sono,

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