2ª Parte - Dormir bem ajuda a viver mais e melhor

22 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

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Geralmente, adultos precisam de cinco a oito horas de sono todos os dias. Foto: Getty Images

Embora muitas pessoas acreditem que o objetivo principal do sono é o descanso, dormir bem tem um significado que vai muito além: é fundamental para manter as condições físicas e psíquicas equilibradas. Durante o sono, o organismo realiza funções importantes para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, produção de secreção e liberação de hormônios e consolidação da memória, por exemplo. 

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas para manter-se saudável, viver mais e melhor. O sono é tão importante quanto a alimentação, pois, enquanto dormimos, o organismo produz substâncias importantes para o funcionamento do nosso corpo. Uma delas é o hormônio do crescimento, no caso das crianças. 

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago (EUA), pessoas com idades entre 18 e 27 anos tiveram o sono limitado a quatro horas durante seis dias. Ao final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade e os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. 

A necessidade de horas de sono por dia varia de acordo com a idade. Recém-nascidos precisam de 13 a 15 horas de sono, entre noite e dia. Já a criança em fase escolar, de 10 a 12 horas, no período noturno. Os adolescentes necessitam de 8 a 10 horas, e os adultos, de 5 a 8 horas. Contudo, especialistas acreditam que não há uma carga horária obrigatória, pois a demanda é individual. Existem pessoas que necessitam de mais horas de sono do que outras. A média da população em geral é de 7 a 8 horas de sono por dia. 

Vale lembrar que importante não é apenas a quantidade de tempo que se dorme, mas também a qualidade. A busca deve ser por um sono reparador, que permita a sensação do acordar disposto, sem dificuldade e sem sonolência durante o dia. 

SONO E ENVELHECIMENTO

Quando o assunto é a relação entre o sono e o envelhecimento, existem controvérsias sobre quais alterações registradas na terceira idade são fisiológicas e quais estão ligadas a doenças que aparecem com o passar dos anos, acreditam os especialistas do Laboratório do Sono (Sonolab). Pessoas mais velhas, geralmente, dormem mais cedo e acordam mais cedo. O despertar antes do horário desejado, muitas vezes, também tem relação com os cochilos durante o dia.


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Tags: Os Mistérios do Sono,

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