Enfermagem é sensibilidade posta à prova

11 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Júlia Marciniak destaca a importância de ser coração e ouvidos

Devoção é a palavra que define a enfermagem. Afinal, quem está doente precisa de cuidados e não é qualquer um que, com prazer, se dedica incansavelmente à saúde das pessoas. Seja em uma situação grave, seja em um caso simples, a atuação destes profissionais é um verdadeiro ato de amor ao próximo. Atitude que merece ser homenageada neste 12 de maio, no Dia da Enfermagem. 
Mas não é só nesta data que eles são alvo das atenções. Todos os dias, eles recebem verdadeiras provas da importância de se conhecer a fundo as pessoas. Como relata a enfermeira Júlia Marciniak, que atua na emergência de um grande hospital. “Uma idosa entrou na triagem referindo dor. Logo, conversando, descobri que a dor era na alma, uma dor causada por uma vida toda de ansiedade, sofrimento e também de alegrias”, contou.

Por meio do acolhimento e do olho no olho, Júlia descobriu a diferença que faz dedicar alguns minutos a mais a cada paciente. Segundo expressou a senhora, foi preciso pouco tempo para estabelecer-se uma relação de confiança que a fez abrir o coração. “Metade da minha dor eu estou curando aqui e devo isso a você, que me escutou e assim está me ajudando”, confessou a senhora, já mais calma. “Pude sentir meus olhos marejando, declarando quão emocionada eu estava. Acenei positivamente com a cabeça e ela abriu um sorriso largo. Abracei-a devagarinho, fechei os olhos e fiquei ali, ouvindo seu coração bater”, relata a enfermeira.

Um ato tão simples e ao mesmo tempo valioso para quem está com um problema de saúde e precisa de um porto seguro. “Como é bom ser enfermeira. É ser alma, coração e ouvidos. A Enfermagem é uma expressão de amor tornada visível. Nem todos podemos fazer grandes feitos, mas todos podemos fazer pequenas coisas com grande amor!”, resume Júlia. 





Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Enfermagem,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.