7ª parte - Entenda a Síndrome do Comer Noturno

26 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Se você tem o hábito de acordar de madrugada e atacar a geladeira, preste atenção: você pode estar sendo acometido da Síndrome do Comer Noturno, caracterizada pela ingestão exagerada de alimentos durante a noite.


Há quem acorde mais de uma vez durante a madrugada para comer e nem lembre depois

Algumas pessoas comem normalmente durante o dia e outras não. De acordo com especialistas, há casos em que os pacientes chegam a levantar mais de uma vez enquanto dormem para comer e só conseguem pegar no sono depois de bem satisfeitos. Em situações mais raras, o distúrbio está relacionado ao sonambulismo, ou seja, a pessoa acorda para comer, mas no dia seguinte não lembra.

Em seu consultório, a nutricionista Aldryn Sonis atendeu uma paciente que comia durante a noite, mas não lembrava no dia seguinte. “Quando ela acordava, percebia os farelos de bolo na cama”, conta. A profissional explica que, geralmente, a síndrome está relacionada a pacientes com dieta restrita, depressão ou transtorno alimentar compulsivo. Para tentar driblar o problema, a profissional sugere fracionar as refeições. “Comer refeições menores, mas várias vezes ao dia”, explica. Outra dica é consumir alimentos ricos em triptofano, que induzem à saciedade, como banana, leite e castanhas (de caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim e nozes).

Para os pacientes que levam ao consultório a queixa do ataque noturno à geladeira, Aldryn inclui na dieta uma refeição para antes de dormir: banana picada com queijo e canela. Basta levar ao micro-ondas por alguns instantes e está pronta a receita. “É uma boa opção de alimento para ingerir à noite, os pacientes ficam felizes e um pouco mais calmos”, afirma a nutricionista. A canela ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, fazendo com que amenize a vontade de ingerir doces. 

Como alternativa, ainda há suplementos com efeitos calmantes e que proporcionam sensação de saciedade, além de fitoterápicos que levam ao bem-estar, ambos receitados por nutricionistas. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Os Mistérios do Sono,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.