Entenda mais sobre a Previdência

09 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte

Mesmo que você ainda não tenha chegado lá, o assunto aposentadoria é sempre pertinente, independente da idade que se tenha. Afinal, nunca é cedo para pensar no futuro. Muita gente nem chegou à fase adulta e já tem um fundo de previdência privada garantido. Mas a maioria dos brasileiros conta mesmo é com a Previdência Social, o tão temido INSS, ou, para os mais antigos, o INPS. Mas afinal, quais são os direitos dos brasileiros que contribuem mensalmente para esse fundo público? Quando se pode ter acesso a ele e quanto se vai receber no futuro? Perguntas difíceis de serem respondidas e que, normalmente, variam de caso a caso e envolvem uma série de cálculos complexos. O i3i tenta explicar aqui para você um pouco sobre como funciona o sistema brasileiro. Fique de olho nos seus direitos e lembre-se: você não precisa deixar o seu emprego para se aposentar! Há muita gente aposentada por aí que segue trabalhando simplesmente por que ama o que faz.


Aposentadoria não significa parar de trabalhar. Foto: ©istock.com/andrey popov

A Previdência

A previdência social é um seguro pago pelo brasileiro para garantir renda quando parar de trabalhar. O dinheiro pago é utilizado para substituir a renda do contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte ou desemprego involuntário e até em casos de licenças como maternidade e reclusão.

Os tipos de aposentadoria:

- Aposentadoria por idade

Os trabalhadores que contribuíram para a Previdência por 180 meses têm direito a se aposentar aos 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Para quem trabalha no campo, a idade mínima é reduzida para 60 anos para os homens e 55 para mulheres. Essas são regras gerais, mas há nuances que variam de caso a caso, mais especificamente para os segurados filiados ao INSS antes de 25 de julho de 1991. Para eles, a carência varia de acordo com uma tabela especial prevista na lei. Por exemplo, o segurado que completou 65 anos em 2002 precisa de apenas 126 meses de contribuição. Já a segurada que completou 60 anos em 1995 precisaria de apenas 78 meses de contribuição. 

- Aposentadoria por tempo de contribuição

É quando o segurado contribuiu por tempo igual ou superior a 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, independente da idade. Nesses casos, ele adquire o direito à aposentadoria, mas fica sujeito ao chamado fator previdenciário que, dependendo da idade do contribuinte, atua como um redutor da renda. Ou seja, quanto mais novo se é menos se irá receber.

- Aposentadoria por invalidez

É utilizada quando um trabalhador é considerado incapacitado definitivamente para o trabalho por perícia médica feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso pode ocorrer por motivo de acidente ou doença. Essa modalidade só vale em casos de segurados em que a doença se manifestou após a inclusão no regime da Previdência.

A invalidez pode ser definitiva ou temporária. Geralmente, as perícias médicas são renovadas a cada dois anos, não cessando o pagamento do benefício nem rompendo o vínculo empregatício com a empresa contratante. O empregado que estiver aposentado por invalidez não pode retornar ao mercado de trabalho sem autorização do INSS. 

- Aposentadoria Especial

É o benefício concedido a aquele trabalhador que tenha se exposto a condições prejudiciais à saúde. Para ter direito a esse benefício, o segurado deve comprovar contato com agentes nocivos físicos (ruído, por exemplo), biológicos (bactérias, micro-organismos) ou químicos (produtos químicos) por 15, 20 ou 25 anos. 

Você ainda ficou com dúvidas sobre a sua situação junto a Previdência? Nós vamos lhe ajudar. Mande suas perguntas para o email editoria@i3i.com.br que nossa equipe buscará a resposta junto a especialistas. Estamos com você!


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Aposentadoria,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.