11ª parte - Entenda os ciclos do sono para dormir melhor

24 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

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Uma noite mal dormida pode ter consequências desastrosas no dia seguinte. Fadiga, cansaço, tensão, diminuição do rendimento intelectual, sintomas leves de depressão e ansiedade, sonolência diurna, dores musculares e irritabilidade são apenas alguns dos sintomas recorrentes para quem não consegue ter um sono reparador. Para dormir com qualidade, é essencial entender como funciona o sono, quais são os seus estágios e prestar atenção a hábitos saudáveis, o que os médicos chamam de higiene do sono.

 


Sono REM é o mais reparador e responsável pela sensação de energia no dia seguinte

O sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente. Um ciclo completo dura, em média, uma hora e meia e passa por quatro fases não-REM seguidas de uma fase de sono REM (rapid eye movement), que é o estágio em que ocorrem os sonhos e o maior relaxamento de toda a musculatura do corpo. “O estágio de sono REM é o principal responsável pela sensação de reparação e restauração que temos no dia seguinte”, explica o médico Ricardo Castro Barbosa, da clínica Pró-Sono, de São Paulo.

O sono passa por outros quatro estágios não-REM: 1, 2, 3 e 4. O ciclo 1 é de sono leve, etapa de transição entre a vigília e o sono. A respiração fica mais profunda e os músculos relaxam, pode durar de 10 segundos a 10 minutos. Já o estágio 2, que tem duração de 10 a 20 minutos, é o começo do sono propriamente dito, momento em que o corpo fica alheio a estímulos sonoros e visuais. Esta etapa representa de 45% a 55% do período total de sono. Nas fases 3 e 4, é quando é liberado o hormônio de crescimento.

“Os estágios 3 e 4 são responsáveis principalmente pela limpeza química do nosso organismo, mas não é uma fase que dá sensação de restauração como a estabelecida após o sono REM. Então, para termos uma boa noite de sono, é importante termos bastante sono REM”, destaca o especialista.

Porém, toda a substância liberada pelo organismo, seja por emoção, nervosismo ou tensão, e até mesmo as substâncias que forem ingeridas, como álcool, remédios e alimentos de difícil digestão, deverão ser metabolizadas nos estágios 3 e 4.

Depois de 30 a 40 minutos no estágio 4, o sono volta para o estágio 3 e 2 e, ao invés de voltar ao estágio 1, entra no sono REM. É o sono mais profundo e representa cerca de 25% do período total. Contudo, quando as etapas 3 e 4 ocorrem em maior quantidade por algum fator externo acabam “roubando” tempo no sono REM, fato este que é determinante para uma qualidade de sono ruim e, consequentemente, um péssimo dia seguinte, explica Barbosa.


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Tags: Os Mistérios do Sono,

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