19ª parte - Escolha a posição certa para dormir

18 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

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Dormir pode ser um grande desafio para quem sente dores. A postura ao deitar desempenha papel fundamental para amenizar estes sintomas e desfrutar de uma boa noite de sono. “As pessoas escolhem a posição mais confortável para dormir, porém nem sempre é a mais correta”, alerta a fisioterapeuta Carolina Vicaria Rodrigues D’Aurea, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
 


Muitas vezes, escolher a posição mais confortável não significa o melhor para a sua coluna

Para quem tem dor na coluna, o ideal é dormir de lado e na posição fetal, com as pernas dobradas a 90 graus usando um travesseiro entre os joelhos. “Assim tem um encaixe melhor da coluna e tira toda a sobrecarga”, explica a profissional. Já para quem tem dor nos ombros, “o indicado é abraçar um rolinho” – travesseiro comprido próprio para esta finalidade – pois assim o peso dos ombros não fica fazendo pressão sobre a coluna.

Assim faz a aposentada Leonice Teresinha Santos, que há cinco anos descobriu ter várias hérnias de disco, tanto na lombar quanto na cervical. Antes da cirurgia, época em que não conseguia dormir de tanta dor, encontrou nos travesseiros de apoio a saída para conseguir dormir melhor. Ela usa tanto o travesseiro entre as pernas como o rolinho para abraça.

Outra alternativa, esta para quem tem dores no pescoço, é dormir de barriga para cima usando um travesseiro embaixo das pernas. Mas atenção: neste caso, o travesseiro da cabeça precisa ser bem baixo para não aumentar a pressão na cervical. Para quem dorme de lado, ao contrário, o travesseiro da cabeça precisa ser mais alto. “Para alinhar a cabeça ao corpo, dando uma continuidade na coluna”, explica a fisioterapeuta.

Dormir de barriga para cima só não é recomendado para quem tem apneia. “Acaba ocorrendo um desabamento da musculatura da língua e diminuindo a passagem de ar”, explica Carolina. Dormir de barriga para baixo, nem pensar. “A pessoa entra em hiperlordose, porque aumenta ao máximo a curvatura da coluna”, avisa a profissional.

Segundo a fisoterapeuta, a prática de exercícios físicos também ajuda a diminuir a dor e colaboram com o relaxamento para um sono mais reparador. No caso dos idosos, que tem um sono mais fracionado, ela indica ainda fazer alguns minutos de alongamento ao acordar e antes de dormir. “Ajuda a tirar a tensão muscular e também no relaxamento mental”, garante.
 


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Tags: Os Mistérios do Sono,

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