Especialista mundial em Parkinson no Brasil

05 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Sistema neurológico

As pesquisas sobre o tratamento de doenças do sistema neurológico vêm avançando muito no mundo. No Brasil para uma interação com médicos da região Sul, o neurocirurgião Andres Lozano, professor de neurocirurgia em Toronto (Canadá), é um dos que prega a estimulação cerebral profunda para tratamento de diversas doenças, entre elas o Parkinson. Uma das técnicas que vem sendo utilizadas é a aplicação de eletrodos no cérebro, o que melhora a qualidade de vida do paciente e reduz a ingestão de medicamentos.

A grande contribuição da equipe de Lozano é que ela conseguiu mapear as áreas do cérebro humano e foi pioneira em abordagens cirúrgicas inovadoras para doenças como a de Parkinson, depressão, anorexia e Alzheimer. A técnica criada pelo médico já é adotada com sucesso pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a exemplo dos maiores centros mundiais, inclusive para pacientes do Sistema Único de Saúde, graças a uma parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde. Em um ano e meio, já foram beneficiados 12 pacientes com potencial para dobrar esse número em breve.

PARKINSON – O Parkinson é uma doença neurológica, que afeta os movimentos. Causa tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e no equilíbrio. A doença de Parkinson, de acordo com o site Associação Brasil Parkinson, deve-se à degeneração das células situadas numa região do cérebro denominada substância negra. Essas células produzem dopamina, que conduz a corrente nervosa.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Parkinson,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.