Especialistas advertem: não brinque com a canela

24 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Na cozinha

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Os vídeos do “Desafio da Canela” na internet vêm rendendo muitas gargalhadas entre internautas de todo o mundo, mas escondem um sério risco à saúde. As imagens, em que pessoas se propõem a ingerir uma colher de sopa de canela em um minuto, viraram febre pelas reações inusitadas de quem se propõe a degustar essa iguaria. Sem conseguir ingerir o pó, a maioria acaba criando uma verdadeira nuvem de canela ao expulsar a especiaria da boca em desespero. Especialistas alertam que o Desafio da Canela é um perigo porque a canela, se inalada, pode desencadear inflamações pulmonares e crises de asma. Segundo o pneumologista Álvaro Cruz , professor da faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), isso ocorre pela proximidade e interligação entre o aparelho digestivo e o aparelho respiratório. Assim, quando a canela em pó é ingerida no Desafio da Canela, pode causar  tosse e até falta de ar.

 


Vídeos do Desafio da Canela têm rendido muitos acessos na internet

Desafios à parte, a especiaria é envolta por controvérsias e há quem diga que ela deve ser banida da dieta de mulheres gravidas sob o risco de ser abortiva. Segundo a nutricionista catarinense Caroline Bandeira, pós-graduada em nutracêutica pela Universidade de Lusófona, em Lisboa (Portugal), isso é um mito, mas, alerta: como a canela é um alimento que acelera o metabolismo, mulheres grávidas devem ter cuidado ao consumirem esse alimento, pois ele pode aumentar as contrações uterinas. A canela pode causar também irritação da mucosa do intestino e alergia, além de alterações dos batimentos cardíacos.

 

Entretanto, quando utilizada de uma maneira correta, pode trazer benefícios à saúde. A canela possui compostos oxidantes e antiinflamatórios que auxiliam na memória e na diminuição do colesterol. Além disso, segundo a nutricionista , existem vários estudos que falam que o consumo de uma colher de chá de canela todos os dias pode reduzir os níveis de açúcar, colesterol, triglicerídios no sangue de pacientes com diabetes tipo II. A especiaria pode ser utilizada na alimentação de diversas maneiras: sobre frutas como banana ou maçã, em iogurtes, chás ou sucos naturais.

 

O que é o Desafio da Canela?

O Desafio da Canela, conhecido também como Cinnamon Challenge, é um vídeo em que pessoas ingerem uma colher de sopa de canela em pó em um minuto. Esses se tornaram famosos na web e incentivaram outras pessoas a repetirem o Desafio da Canela. Para se ter uma ideia do sucesso da brincadeira, um único vídeo chegou a ter mais 6.676.613 visualizações. 

 




Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Alimentos,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.