Exame de urina poderá substituir toque retal

30 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

Estudiosos da Universidade de Surrey, na Inglaterra, desenvolveram um teste barato, fácil e preciso para detectar o câncer de próstata. Pesquisas mostram que o novo exame, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável que o de sangue, já existente para a detecção da doença (PSA). Além de salvar vidas, ele poderá ajudar a complementar o diagnóstico e, em alguns casos, inclusive, substituir o toque retal.


Exame de urina poderá substituir toque retal. Foto: Getty Images

A técnica consiste em identificar na urina do paciente a presença de uma proteína chamada engrailed-2, produzida por células cancerígenas da próstata. De acordo com os estudiosos, o novo teste parece diagnosticar entre 60% e 70% dos tumores na próstata, enquanto o exame de sangue identifica entre 30% e 40%.

A pesquisa indicou que o novo exame praticamente não oferece falsos diagnósticos positivos. Segundo os resultados, o teste de urina deu o diagnóstico correto para 90% dos pacientes que não tinham câncer de próstata. Os outros 10% apresentavam um grau muito pequeno da doença, que não era clinicamente significante. 

Um dos maiores avanços no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos, a novidade poderá chegar aos consultórios médicos nos próximos meses. Além de preciso, deve custar menos de R$ 40,00. O valor acessível permitiria a realização de testes em todos os homens a partir dos 40 anos, como acontece com o câncer de mama nas mulheres.

Para que possa ser aplicado na prática clínica, o exame ainda precisará ser submetido à aprovação das agências reguladoras de cada país em que ele for utilizado.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Câncer, Próstata,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.