Excesso de medicação pode pôr em risco a vida após os 60

02 de setembro de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte

O excesso de medicação pode colocar em risco a vida das pessoas, em especial depois dos 60 anos. O alerta é feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Os casos envolvendo quem já atingiu a terceira idade são mais preocupantes porque o efeito de um remédio pode comprometer o efeito de outro e ainda desencadear outras doenças. 




Segundo o coordenador do departamento Diabete no Idoso no SBEM, João Eduardo Nunes, isso ocorre porque com o envelhecimento os pacientes passam a desenvolver as chamadas “síndromes geriátricas”. São elas: incapacidade cognitiva, irritabilidade, instabilidade postural, imobilidade e incapacidade comunicativa. Como consequência, pode haver uma soma excessiva de medicamentos.

Os casos mais comuns envolvem aqueles que têm diabetes. “É fundamental que os médicos que são responsáveis pelo atendimento tenham compreensão do quadro geral do paciente, para evitar o agravamento na saúde”, explica Nunes.

Ele cita que recente levantamento realizado nos Estados Unidos mostrou que as internações por excesso de medicamentos se dão pelo uso de anticoagulantes e de insulina. “A cortizona, por exemplo, comprometo o efeito da insulina, o que pode desencadear uma crise diabética grave”, alerta.

Porém, os problemas não param por aí. Segundo Nunes, há outra grande preocupação: a substituição do medicamento indicado pelo médico por terapias alternativas. “Infelizmente, temos constatado que algumas pessoas comprometem o seu tratamento com a esperança de que possíveis ervas vão curar o diabete. O que não é verdade e também coloca em risco a vida do paciente”, lamenta. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Diabetes,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.