Exercício que vem na garrafa

10 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Substância contida no vinho tinto potencializa benefícios da atividade física

Rico em flavonoides e amigo do coração, o vinho ganha agora destaque como fortalecedor da musculatura. Uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade de Alberta, no Canadá, indicou que o consumo de Resveratrol, um tipo de antioxidante encontrado no vinho tinto, imita os resultados do exercício físico no corpo humano. O estudo, realizado com camundongos, constatou melhora nas condições musculares de cobaias alimentadas com ração acrescida de Resveratrol por 12 semanas em relação a roedores que receberam alimentação tradicional. Na prática, a substância funciona como um interruptor que aciona o metabolismo celular, permitindo a neutralização dos efeitos prejudiciais do sedentarismo. Segundo os pesquisadores, o aumento da resistência foi associado a uma maior força muscular esquelética, melhora na função cardíaca e no metabolismo.

O projeto tinha como meta achar uma alternativa a astronautas que, no espaço, ficam longos períodos sem se exercitar. No entanto, os benefícios da descoberta não limitam-se aos homens do espaço. A evolução de pesquisas com o resveratrol pode trazer opção de "condicionamento" a pessoas que têm dificuldade em praticar exercícios físicos, como paraplégicos, por exemplo.

Segundo Jason Dyck, um dos autores do estudo, a ingestão do Resveratrol ainda pode maximizar o benefício de exercícios físicos para aqueles que podem praticá-los. Contudo, a dosagem necessária para obter resultados palpáveis exige ingestão em cápsulas, já que o equivalente em taças de vinho poderia comprometer outros aspectos da saúde.


Exercício que vem na garrafa

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Vinho, Gastronomia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.