Ficar sem exercício é pior do que fumar depois dos 30

10 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Saúde

Fonte


Mulheres deixam o cigarro, mas também descuidam dos exercícios. Crédito: José cruz/ abr/i3i

Deixar o exercício físico de lado pode ser mais prejudicial à saúde do coração de mulheres acima dos 30 anos do que o próprio cigarro. A constatação faz parte de um estudo divulgado recentemente pela Universidade de Queensland, na Austrália, e publicado no British Journal of Sports Medicine. Os pesquisadores avaliaram diversos fatores de risco relacionados a problemas cardíacos, incluindo alterações de Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial e exposição ao tabagismo. Pelo estudo, a periculosidade de cada um desses fatores varia de acordo com a faixa etária. Entre as mulheres jovens de até 30 anos, o maior risco é o tabagismo. Dos 31 aos 90, alerta vermelho para fatores relacionados à inatividade, como IMC e pressão arterial elevados.

Os pesquisadores ainda descobriram que muitas mulheres estão deixando de fumar mas, ao mesmo tempo, acabam adotando um estilo de vida mais sedentário com o passar dos anos e na medida em que constituem família.

O estudo acompanhou 32.154 mulheres. As descobertas relacionadas ao cigarro indicam que uma em cada quatro fumava aos 20 anos, mas que esse índice cai para uma em cada 20 quando se aproximam dos 70. Já a proporção de mulheres que declararam não realizar nenhum tipo de exercício físico aumentou com a idade. 

Os pesquisadores ainda calcularam que, se as mulheres entre 30 e 90 anos fizessem meia hora de caminhada por dia, poderiam ser salvas duas mil vidas por ano apenas na Austrália. Segundo o professor Wendy Brown, no Centro de Pesquisas em Exercício, Atividade Física e Saúde da Universidade de Queensland, programas de conscientização sobre os benefícios da atividade física merecem muito mais atenção do que vêm recebendo atualmente.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Câncer, Infarto,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.