Foz do Iguaçu terá Vila da Melhor Idade

23 de julho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte

Idosos de Foz do Iguaçu, no Paraná, vão ganhar uma unidade habitacional onde só pessoas com mais de 65 anos poderão morar. É a Vila da Melhor Idade, que será construída seguindo padrão europeu implantado pela Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade (AIUTA) na França. Além de terem uma residência, eles contarão com acompanhamento de cuidadores 24 horas por dia, propiciando saúde e qualidade de vida.  Recentemente, um condomínio exclusivamente para idosos foi inaugurado na Paraíba


Projeto prevê construção de 15 casas de 45 metros quadrados

Pelo projeto-piloto a ser implementado em Foz do Iguaçu, a ideia é construir 15 casas com 45 metros quadrados cada, levando em conta todas as adaptações necessárias para atender aos moradores da terceira idade. Não haverá escadas e o banheiro será planejado para facilitar a mobilidade, pois contará com barras. As casas serão cedidas em sistema de comodato, sem custos para o beneficiado.

Os projetos arquitetônicos serão desenvolvidos por alunos do curso de arquitetura do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Na terça-feira, 22 de julho, o Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita), a Secretaria da Assistência Social, o UDC e a AIUTA assinaram termo para implantação do projeto. 

A primeira casa modelo do projeto Vila da Melhor Idade será construída no bairro Jardim São Paulo e deve estar pronta até novembro, quando Foz do Iguaçu vai sediar congresso da terceira idade. O evento vai reunir participantes de mais de 40 países, além de representantes da ONU. A ideia é, ao todo, beneficiar 1,5 mil idosos que estão na fila de espera. 
Atualmente, os projetos habitacionais do município atendem apenas 5% dos idosos cadastrados no Fozhabita. A seleção dos moradores será feita pelo Conselho Municipal do Idoso.

 

Saiba mais:

- A proposta de construção da Vila da Melhor Idade foi apresentada durante assembleia geral da AIUTA, realizada em junho em Toulouse, na França. 

- O Fozhabita pretende construir cerca de dez vilas da melhor idade, todas em áreas próximas a postos de saúde, para facilitar o acesso dos idosos aos serviços.

- A AIUTA está presente em diversos continentes e há mais de 40 anos contribui com a formação de idosos que participam das universidades da terceira idade espalhadas pelo mundo, por meio de intercâmbio.

 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Imóvel,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.