Golf traz flexibilidade e muitos benefícios à saúde

20 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Esporte

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i

Esporte aparentemente tranquilo, o golfe esconde inúmeros benefícios para a saúde, principalmente na terceira idade. Em uma única partida, o jogador pode percorrer até quatro quilômetros em quatro horas, uma "minimaratona" e tanto. Melhor preparo físico, coordenação motora e maior flexibilidade são apenas alguns dos benefícios adquiridos por aqueles que resolvem se aventurar nos campos. Ganho inestimável se for somado a muitas risadas e à convîvência com os amigos.

 


Jogadores percorrem cerca de 4 quilômetros em apenas uma partida

Um dos segredos para o sucesso no esporte é investir em um bom alongamento. “A prática desenvolve a flexibilidade do indivíduo, essencial para o fortalecimento dos braços e dos pulsos para que esses estejam ativos na hora do jogo”, explica o treinador de golfe Eduardo Macedo. Segundo ele, a falta de flexibilidade é uma das maiores dificuldades enfrentadas por esportistas da terceira idade que se desafiam nos campos de golfe, pois é preciso manter a cabeça parada enquanto se gira os ombros.

Professor do clube FPG Golf Center em São Paulo, Macedo ressalta que os vovôs precisam fazer mais alongamentos para melhorar e superar a falta de flexibilidade. Além desses requisitos básicos, é preciso ter um bom preparo físico. “A atividade requer longas caminhadas e um bom funcionamento da articulação”, acrescenta o geriatra Marcelo Altona, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Diante dos movimentos repetitivos do golfe, é recomendada a prática de atividades resistivas, como musculação - de grande importância para o resultado de um bom jogo - e, claro, de uma boa saúde, afirma o geriatra. A modalidade ajuda a sair do sedentarismo, acrescenta a médica geriatra Ariane Rocco Torrez, do Kurotel, em Gramado (RS).

Saúde corporal à parte, o golfe ainda oferece momentos longe do tumulto urbano e dá lugar a uma paisagem natural e de tranquilidade, ajudando a combater o estresse diário e permitindo um momento de descontração entre amigos.



Paisagem natural e companhia de amigos fazem do esporte uma verdadeira terapia anti-estresse

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Exercício Físico,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.