Há uma nova forma de envelhecer

25 de maio de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i


Especialista diz que baby boomers estão inovando a terceira idade. Foto: Getty Images

Ficou pra trás aquele estereótipo de que depois dos 60 a mulher senta no sofá para fazer tricô ao lado do marido, que na cadeira do papai assiste TV. Embora muitos ainda mantenham estes hábitos, os menos conservadores optam por romper com os padrões e aproveitar as oportunidades ou fazer tudo que, possivelmente, não puderam fazer na adolescência.

A esta fase da vida se dá o novo nome de gerontolescência, palavra que traz consigo o conceito de envelhecimento ativo. “É a transição da fase adulta até chegar à velhice. É continuar com saúde e relevante para a sociedade”, explica o médico Alexandre Kalache, de 68 anos, presidente do Centro Internacional de Longevidade. Segundo ele, cada vez mais pessoas chegarão aos 80 anos em plena atividade.

“Gerontolescência é manter-se coerente com a sua essência. Envelhecer de acordo com o que você foi. Experimentar, ousar, virar a mesa e não se conformar com estereótipos”, define o especialista no estudo do envelhecimento. Segundo Kalache, este é um conceito que ainda está se consolidando e “vai se cristalizando à medida que vamos envelhecendo”.

A definição faz uma analogia à adolescência, “fase de se rebelar e experimentar”, conceito que surgiu na geração dos baby boomers, quando houve uma explosão populacional. Pessoas nascidas entre 1945 e 1965 fazem parte deste grupo que revolucionou a forma de agir e pensar, tanto naquela época quanto agora, quando estão chegando à velhice. “Vamos começar a influenciar em como será o envelhecimento no século XXI”, avalia Kalache, incluindo-se no grupo.

Alguns já passaram dos 60 enquanto outros estão perto de chegar. Mas o conceito de gerontolescência é simples e tem sido adotado por ele desde 2012 para explicar que a expressão terceira idade está totalmente ultrapassada, pois não se pode considerar pessoas de 60 a 100 anos como pertencendo a um mesmo grupo. Kalache exemplifica que seria o mesmo que estipular como adultos, simplesmente, pessoas dos 15 aos 55 anos.


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Gerontolescência,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.