Hora de acender a fogueira e dar viva a São João

24 de junho de 2014, escrito por , na categoria De bem com a vida

Fonte

Celebrações de santos são comuns no Brasil, mas a festa de São João, sem dúvida, é uma das mais tradicionais. Embora seja mais popular na região Nordeste e em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, todos os cantos do país comemoram o 24 de junho, com animadas festas que integram crianças e adultos em uma celebração multicultural.


Festas ocorrem em várias regiões do Brasil, mas são mais tradicionais no Nordeste, Sudeste e Brasil Central

Pequenas ou grandes, as comemorações do Nordeste reúnem comunidade local e turistas com fartura de comida, quadrilhas, casamento na roça e forró. É comum os participantes se vestirem a caráter: os homens com camisa xadrez e calça remendada com panos coloridos, e as mulheres com vestido colorido de chita. E todos com o tradicional chapéu de palha. 

Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos, geralmente em barracas ou em um galpão, é chamado de arraial. Já no interior de São Paulo, as festas do Brasil caipira ainda mantêm a tradição de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras. 

Cada região tem sua peculiaridade. Os portugueses foram os responsáveis por trazer a tradição das festas juninas ao Brasil, que logo foram inseridas aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A data também é comemorada em países como França, Itália, Espanha, Polônia, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Suécia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Porto Rico e Austrália. 

Outros dois santos católicos populares são celebrados nesta mesma época: São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho. 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Datas,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.