Hora de rever e negociar a própria história

31 de março de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte




Os objetos contam um pouco sobre as pessoas a quem pertenceram. Retratam épocas, hábitos e dizem muito sobre um povo. Prova disso é que não raro se vê historiadores recontando a trajetória de povoados antigos a partir de objetos achados em edificações milenares. Na atualidade, as "escavações" de nosso passado concentram-se nos centros de antiquários. Tradicionais nas principais capitais, são ponto de encontro entre jovens que optam pelo estilo retro e gerações mais maduras que vão às lojas em busca de lembranças ou para negociar algumas "quinquilharias" que estavam esquecidas na garagem. O encontro rende muitas histórias e uma interação que dá vida e significado a tudo o que ali está exposto.

Um dos pontos mais movimentados do comércio de antiguidades de rua no Brasil é a feira da Avenida Paulista, em São Paulo. À sombra de Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a feirinha é realizada todos os domingos das 10h às 16h há 32 anos. No local, reúnem-se diversas tribos, dos colecionadores a aqueles que só vêm botar o papo em dia. A expositora Viviane Rifai, que participa da mostra há 31 anos vendendo cristais e joias, acredita que feiras como essa reproduzem a história do Brasil, mas, para isso, é preciso sempre procurar bem as peças a serem adquiridas. Geralmente, conta, a nata dos objetos vem de casas de famílias que estão sendo reformadas ou de fazendas vendidas. "Os idosos se reconhecem muito quando vêm à feira. Sempre contam que tinham esse objeto, que se desfizeram daquele, jogaram no lixo. Mas eles vêm aqui, conversam, batem papo, contam a vida", relata. Outro expositor que mantém viva a memória é José Carlos Jabbur, que negocia canetas antigas. Entre um atendimento e outro ele dá dicas de manutenção e performance para os amantes da escrita à tinta.

Um dos pontos mais movimentados é o estande do restaurador Cláudio Rizzi, que negocia telefones antigos. Pintados com tinta automotiva em cores chamativas, os aparelhos conquistam quem quer dar um toque diferente à decoração.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags:

Notícias relacionadas:


    Notice: Undefined variable: character in /home/i3icom/public_html/artigo.php on line 290
Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.