Idosos mais presentes no mercado de trabalho

30 de abril de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Finanças

Fonte


IBGE indica que 76,3% dos idosos ativos recebem aposentadoria

Você vai ao supermercado de sua preferência e é atendido no caixa por uma senhora de cabelos platinados. Precisa de um medicamento, chega à farmácia e é recepcionado no balcão por um expert com mais de 40 anos no riscado. E, por fim, vai elogiar o tempero daquele restaurante onde almoça todos os dias e descobre que a cozinheira já passou dos 60 faz tempo. São situações corriqueiras, mas que demonstram a presença crescente de idosos no mercado formal de trabalho brasileiro. E, no Dia do Trabalhador, a ser comemorado neste 1° de maio, o i3i resolveu retratar o perfil dessa “nova” força de trabalho experiente e altamente qualificada. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, eram 4,5 milhões de idosos no mercado de trabalho num universo de 15 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Outra pesquisa, do Sistema de Indicadores Sociais de 2013, também do IBGE, afirma que deste grupo que segue na ativa, 76,3% recebem benefício da previdência social.

A continuidade dos idosos na ativa mesmo após a aposentadoria é fruto do estímulo das próprias empresas e instituições. Em órgãos públicos, tem sido comum a oferta de gratificações para contar com o profissional detentor de expertise, sustenta o professor Sérgio Almeida Migowski, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UniRitter. Segundo ele, esse é um fenômeno positivo e irreversível em função do aumento da expectativa de vida da população brasileira. Entretanto, enxerga o tema sobre dois ângulos. No primeiro, estão as vagas preenchidas por idosos com baixa capacitação, postos com remuneração menor e que, muitas vezes, não são atrativos para reter os jovens. No segundo, pessoas da terceira idade melhor capacitadas que têm sido muito procuradas pelo setor de serviços porque falta mão de obra qualificada. Prova disso é a deficiência de 150 mil engenheiros no país. O resultado é a contratação de engenheiros aposentados até porque os jovens querem ocupar cargos diretivos em menos de três anos.

Na iniciativa privada, redes varejistas como a WalMart Brasil desenvolvem uma política específica para contar com idosos em todos os setores. E a escolha não poderia dar mais certo, já que são pessoas que assimilam o espírito da empresa, geralmente prestam um bom atendimento e passam credibilidade aos consumidores.
VETERANA – É o caso de uma das funcionárias mais antigas da rede no Brasil, a recepcionista Maria Martha de Oliveira Zimmermann, 79 anos, há 11 na empresa. Depois de uma vida como dona de casa, Maria perdeu o marido e foi obrigada a ingressar no mercado de trabalho para arcar com as próprias despesas. A primeira experiência foi como compradora num hotel na Serra, em seguida, outro hotel, desta vez no Litoral Norte, até chegar ao WalMart Brasil. O ingresso para o preenchimento de quatro vagas naquela época foi disputado por 400 candidatos. Hoje, ela não esconde o orgulho de trabalhar, tanto que aponta como benefícios não só a questão financeira, mas também a emocional e a própria saúde. “Gosto de tudo aqui, a convivência, o que faço. Sou feliz por estar aqui e por Deus me dar força para continuar trabalhando”, completa a veterana. Mãe de três filhos, tendo quatro netos e um bisneto, Maria não tem dúvidas em afirmar que foi pelo trabalho que superou as dificuldades impostas na vida quando se aproximava da terceira idade.

Por diferentes justificativas, como complementar a renda, ajudar no sustento de filhos ou netos, os idosos costumam ficar nas empresas mais tempo do que os jovens, sem contar a maior facilidade de criar laços positivos no ambiente de trabalho. A gerente de atração de talentos do WalMart Brasil, Rosangela Flório, observa que os idosos têm outro nível de expectativa de vida e de trabalho, sabem se relacionar com as pessoas, no olho no olho, dar atenção aos clientes e atuar como se fossem o dono do negócio. Afinal de contas, são pessoas mais maduras, passam mais credibilidade, tem experiência e discernimento.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Aposentadoria, Trabalho,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.