Jovem de 19 anos cria sistema para limpar o oceano

30 de junho de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Vivendo e aprendendo

Fonte

Ao mergulhar na Grécia e constatar que era possível ver mais sacolas e garrafas plásticas do que peixes no mar, Boyan Slat, um garoto holandês de apenas 19 anos, criou um sistema capaz de limpar o lixo do Oceano Pacífico, principalmente os fragmentos de plástico, em uma década. O plano é ambicioso e já tem o apoio de mais de 100 pesquisadores, cientistas e ambientalistas.


Equipamento pode coletar 65 metros cúbicos de lixo por dia do oceano

A tecnologia funciona como uma barreira flutuante que aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar. Nos testes com um protótipo, a barreira foi capaz de coletar plásticos em até três metros de profundidade. O sistema recolheu pouca quantidade de plânctons, o que facilita o reaproveitamento e a reciclagem do plástico coletado.

Pelos cálculos dos estudiosos, a estimativa é que seja possível remover 65 metros cúbicos de lixo por dia. A medida poderá combater a morte da vida marinha por ingestão de resíduos.

A primeira apresentação do projeto ocorreu em um TEDx na Holanda há dois anos, mas, inicialmente, a ideia não foi bem recebida. Como resposta, Slat e uma equipe de pesquisadores fizeram um relatório de 530 páginas onde justificavam a viabilidade do plano. Ao mesmo tempo, o jovem criou a fundação The Ocean Cleanup e lançou uma campanha para financiar sua ideia. O próximo passo será testar o sistema em larga escala e aumentar a produção. Para isso, ele busca financiamento coletivo. A meta é conseguir 2 milhões de dólares em 100 dias. Nas duas primeiras semanas, ele já atingiu mais de 30% da meta. 

Veja a apresentação de Boyan Slat no TEDx : https://www.youtube.com/watch?v=ROW9F-c0kIQ



Boyan Slat teve e a ideia enquanto mergulhava na Grécia



Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Ecologia,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.