13ª Parte - Kurotel mostra caminho para dormir melhor

07 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Mente

Fonte

Conteúdo exclusivo © i3i


No Kurotel, pacientes aprendem como manter hábitos saudáveis e relaxar mais durante o sono

A dificuldade de dormir ou o sono interrompido com microdespertares não são considerados doença, mas podem ocasionar problemas sérios de saúde. “Quando não temos uma boa qualidade do sono, isso pode ocasionar irritabilidade, pré-disposição ao estresse, dificuldade de perder peso e até hipertensão”, alerta a neuropsicóloga Jacqueline Germano Trindade, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS).

No Kurotel, não se tratam pacientes com distúrbios patológicos do sono, mas os profissionais auxiliam quando o diagnóstico preliminar dos pacientes indica que as causas do mal dormir são comportamentais. Geralmente, entre as mudanças necessárias na rotina estão: hábitos alimentares, sobrecarga de trabalho, pouca atividade física e dificuldade de relaxar. “Fazemos uma psicoeducação para orientar e remediar o problema com a higiene do sono”, explica Jacqueline.

Segundo a neuropsicóloga do Kurotel, é cada vez maior o número de pessoas que apresenta queixas em relação ao sono. “O estilo de vida é que vai refletir diretamente. As pessoas acabam deixando o autocuidado e o bem-estar de lado”, avalia. A médica geriatra Ariane Rocco Torrez, que também trabalha no Kurotel, concorda que a reclamação é crescente, inclusive entre os idosos, cuja dificuldade de dormir bem está associada, principalmente, à ansiedade.

O uso inadequado de medicamentos para dormir está entre os itens que são checados na entrevista clínica de quem chega ao Kurotel. Entre os desafios, está a resistência a mudanças de hábitos. Aí entra o trabalho multidisciplinar. “A grande vantagem é conseguir melhorar a queixa do sono pela rotina, com um conjunto de fatores aliados à dieta e a exercícios físicos”, acredita Ariane. De acordo com ela, fazendo bem o dever de casa, é possível perceber a mudança em uma semana de bons hábitos.

 


Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe pelo Facebook


Tags: Os Mistérios do Sono,

Notícias relacionadas:

Ou se preferir veja uma listagem com todas as notícias do i3i!

Comentários!
Use a caixa de comentários abaixo para comentar, compartilhar e interagir com os leitores do site.

O i3i também está no Facebook

Veja abaixo o que os seguidores da nossa fanpage estão dizendo sobre essa matéria.


Você também vai gostar de ...

Encontre-nos no Facebook

i3i ® 2014. Todos os direitos reservados.